O , mundialmente conhecido, voltou a ter suas águas cristalinas turvadas após intensas chuvas em , 297 km de Campo Grande. Nas últimas 24h choveu mais de 200mm na cidade e, na região da cabeceira do rio, onde água não tem para onde escoar, lamaçal acabou escorrendo.

Conforme o secretario de meio ambiente Edmundo Dineli Costa Júnior, os pontos que ocorrem os turvamentos são pontuais e, município junto ao governo, já estão tomando providências para solucionar o problema que atinge menos de 5% da área total da cidade.

Mundialmente conhecido por águas cristalinas, Rio Formoso volta a ficar turvo em Bonito
Foto: WhatsApp Midiamax

“Essa semana tivemos um volume de chuva muito elevado e isso causou um escorrimento de água, causando essa sujeira […] Existe sim o problema de turvamento de rio, existe uma contribuição dos córregos urbanos, algumas influências das propriedades rurais e das estradas que acabam sendo corredores de água das águas que não são devidamente retiras dentro das propriedades”, afirmou o secretário ao Jornal Midiamax, após levantamento da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Para solucionar o problema, Edmundo esclareceu que o município está reformando o maquinário que será responsável pela manutenção das cabeceiras do rio e na região das áreas de pecuária para evitar que a água de chuva desça para o rio.

“Temos um trator traçado para fazer a conservação de solo em áreas de pecuária. O município também adquiriu uma escavadeira hidráulica e agora estamos esperando a contratação de um operador”, contou a reportagem. Para que manutenção na área da cabeceira seja feito, município aguarda período de chuvas passar, pois a colocação de máquinas na região pode agravar a situação.

Para o secretário, a expansão da fronteira agrícola teria contribuído para que o problema acontecesse e falta ‘bom senso’ dos produtores rurais para que Rio Formoso não seja prejudicado. “É preciso que os produtores rurais adotem estratégia de preservação de solo e água. O que buscamos hoje, é que o governo criei regras específicas para as propriedades rurais para que possamos cobrar”, afirmou.

Mundialmente conhecido por águas cristalinas, Rio Formoso volta a ficar turvo em Bonito
Foto: WhatsApp Midiamax