Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS é o 3º maior produtor nacional de etanol, segundo Biosul

O Mato Grosso do Sul registrou números positivos na produção de açúcar, etanol e bioenergia na última safra, de acordo com o presidente da Biosul (Associação de Produtores de Bionergia), Roberto Hollanda. Mesmo enfrentando uma crise no setor econômico, os produtores de cana-de-açúcar do Estado comemoram a safra de 2018, considerada de recuperação, pois a […]
Arquivo -
Incêndios devastaram áreas de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação/Biosul).

O Mato Grosso do Sul registrou números positivos na produção de açúcar, e bioenergia na última safra, de acordo com o presidente da Biosul (Associação de Produtores de Bionergia), Roberto Hollanda. Mesmo enfrentando uma crise no setor econômico, os produtores de cana-de-açúcar do Estado comemoram a safra de 2018, considerada de recuperação, pois a anterior foi marcada por grandes prejuízos por conta do clima desfavorável.

Com usinas atuando diretamente em 39 municípios, 78% no Conesul, o MS está em 4º lugar no país em relação ao volume de cana moída em 2018, totalizando 49,5 milhões de toneladas. Dos produtos da cana, o Estado é o 5º maior produtor de açúcar, onde 74% é do tipo VHP (Very High Polarization), tipo exportação, comprado fortemente no mundo árabe, Rússia e leste europeu.

MS é o 3º maior produtor nacional de etanol, segundo Biosul
Os números foram apresentados pelo presidente da Biosul, Roberto Hollanda, durante coletiva de imprensa. (Foto: Kamila Alcântara)

Já o etanol, o MS segue sendo o terceiro principal produtor nacional, sendo que apenas 16% é consumido aqui. Os principais consumidores são do produto sul-mato-grossense são os estados de , Minas Gerais e Paraná.

Roberto Hollanda destacou, ainda, que já estão em atuação usinas de “etanol flex”. “Estão se fixando, aqui no Mato Grosso do Sul, quatro usinas que produzem etanol da cana e também do milho”, afirmou.

A maior dificuldade é que a população do Estado não costuma abastecer seus veículos com etanol, colocando o MS muito abaixo dos quatro principais estados consumidores do produto. Mas houve um crescimento de 46,5%, reflexo da greve dos caminhoneiros de maio.

MS é o 3º maior produtor nacional de etanol, segundo Biosul
Tabela mostra o crescimento do consumo do etanol no MS. (Foto: Kamila Alcântara)

Uma das conquistas é a produção, completamente sustentável e renovável, da bioenergia. “Antigamente tínhamos o problema do que fazer com o bagaço da cana, agora já estamos consolidados na produção a energia a partir da queima desse bagaço. É importante pontuar que reutilizamos até a fuligem que solta, que são retidas e voltam para o campo em forma de adubo”, destacou.

Foram exportados 2.586 GWh de bioeletricidade em 2018, comparando com o consumo anual do Estado, de 1.792 GWh, é quase o dobro do que é consumido acaba abastecendo outras regiões.

A Biosul também está positiva com os dados relacionados ao emprego e renda gerados pela produção, de forma direta e indireta. A cana gera segunda maior massa salarial do setor produtivo do Estado, são R$ 834 milhões de total a ser pago em salários.

Para a próxima safra, que iniciou em 1º de abril e vai até 30 de março de 2020. A perspectiva é de 819.339 mil hectares cultivados, o que gera um ganho de 1% em relação ao último ano, totalizando 76,38 toneladas de cana-de-açúcar para 2020.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após tentativas frustradas, influencer resgata cãozinho em córrego de Campo Grande

carolina dieckmann gominho

Carolina Dieckmann manda recado para Gominho em meio a boatos sobre treta: ‘me fazendo chorar’

regina case velorio preta gil

VÍDEO: Regina Casé desaba no caixão de Preta Gil

Morango do Amor: 'modinha' lota Ceasa, mas vendedores garantem que não vai faltar

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Desaparecido em rio fazia churrasco com amigos quando se afogou em Água Clara

Últimas Notícias

Transparência

Após ‘deslize’, MPMS apresenta recurso para manter ação contra prefeito influencer de MS

Juliano Ferro (PSDB) se aproveitou de brecha da denúncia para se livrar de ação de improbidade por autopromoção em eventos públicos

Mundo

Mais 9 pessoas morrem de fome em Gaza e Israel promete liberar entrega de ajuda por via aérea

Estratégia israelense é mandar alimento por paraquedas em áreas devastadas, argumento criticado por especialistas

Brasil

SP: Promotoria denuncia hacker por furto de R$ 479 milhões via transferências Pix

Homem teve prisão alterada para preventiva

Mundo

Mortes por inanição se espalham pela Faixa de Gaza e pressão por cessar-fogo aumenta

Em quatro dias cerca de 45 pessoas morreram por desnutrição