Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPT de Mato Grosso do Sul recebeu 1,4 mil denúncias trabalhistas em 2018

Em 2018, o MPT (Ministério Público do Trabalho) registrou mais de 104 mil denúncias nas 24 unidades espalhadas no Brasil. Só em Mato Grosso do Sul, foram 1,4 mil denúncias, que envolvem violações e irregularidades trabalhistas. De acordo com os dados do sistema informatizado de procedimentos, o MPT Gaia, as denúncias envolvem violações e irregularidades […]
Arquivo -
Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

Em 2018, o MPT (Ministério Público do Trabalho) registrou mais de 104 mil denúncias nas 24 unidades espalhadas no Brasil. Só em Mato Grosso do Sul, foram 1,4 mil denúncias, que envolvem violações e irregularidades trabalhistas.

De acordo com os dados do sistema informatizado de procedimentos, o MPT Gaia, as denúncias envolvem violações e irregularidades trabalhistas relacionadas à exploração do trabalho infantil, ao trabalho em condições degradantes, à falta de segurança no meio ambiente laboral, assim como ao assédio moral e a outras graves situações.

Ao longo do ano passado, o firmou 146 TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) e aditivos com empresas que sonegaram direitos trabalhistas, além de ajuizar 140 processos. Também foram realizadas 654 audiências extrajudiciais, colhidos 144 depoimentos, instaurados 355 inquéritos civis e emitidas 62 recomendações.

O procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, afirma que o órgão deve aprimorar o modelo de atuação ao aperfeiçoar estratégias, focando na transformação social e na resolução dos conflitos trabalhistas. Já o procurador-chefe do MPT no estado, Leontino Ferreira de Lima Junior, classificou o ano como “desafiador” por conta da reforma trabalhista. “Temos sido a alternativa para empregados e sindicatos que ainda estão inseguros quanto às decisões do Judiciário sobre a nova legislação. Então, posso afirmar que o MPT teve papel fundamental na elaboração de enunciados de jurisprudência”.

Multas foram convertidas em doações

As multas e indenizações aplicadas às empresas que descumpriram com as leis trabalhistas foram revertidas em doações para a sociedade em 2018. Um dos exemplos é do MPT em Dourados, que destinou quase R$ 3 milhões para instituições em nove cidades no sul do estado.

O MPT-MS ainda aponta outros projetos beneficiados: equipamentos para o centro cirúrgico do hospital da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); ônibus com acessibilidade à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de ; estruturação da Policlínica de Atendimento Infantil de Dourados com mobílias e aparelhos eletrônicos; reforma do refeitório e alojamento do Centro de Formação e Apoio Tecnológico para Agricultura Familiar, de Glória de Dourados; reforma de banheiros e da padaria do Esquadrão da Vida, entidade sem fins lucrativos que atua na recuperação de dependentes de substâncias psicoativas; aparelhos de ar-condicionado, televisores, ventiladores e diversas mobílias para a Secretaria Municipal de Saúde e para a Associação Beneficente de .

O projeto Cozinha e Voz, uma parceria entre o MPT-MS, a Organização Internacional do Trabalho, Tribunal de Justiça e Senac Gastronomia e Turismo, possibilitou a formação profissional de mulheres em situação de violência doméstica, em cárcere e egressas do sistema prisional. Ainda no campo social, o Ministério do Trabalho reverteu recursos para uma oficina de barbeiro e cabeleireiro, que capacitou quase 30 jovens carentes na capital Campo Grande.

(com informações do MPT-MS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Últimas Notícias

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h

Polícia

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

Vítima está na área vermelha Santa Casa desde a madrugada deste sábado (26)

Cotidiano

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Natural de Corumbá, Jonir Figueiredo morreu neste sábado aos 73 anos

Polícia

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Polícia suspeita que o trio teria sido vítima de emboscada