O MPF (Ministério Público Federal) fará na quarta-feira (3) uma para debater riscos e medidas preventivas relacionados às barragens de mineração localizadas em – a 417 km de Campo Grande.

A audiência será realizada no auditório Salomão Baruki do campus Pantanal da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a partir das 18h30.

Ela terá como objetivos: apresentar para a população e para as autoridades públicas a estrutura e os métodos construtivos das barragens existentes na região; expor as medidas que vêm sendo adotadas para ampliar a segurança dessas barragens; explanar os estudos de ruptura e os planos de emergência adotados pelas empresas; e esclarecer as dúvidas da sociedade civil, das autoridades públicas e da academia sobre a temática.

Representantes da Vale e da Vetorial, empresas proprietárias das barragens, já confirmaram presença, além de professores e pesquisadores da UFMS, e da procuradora da República Maria Olívia Pessoni Junqueira, que presidirá a audiência. (Com assessoria)