Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPE recebe denuncia contra fechamento de CEIM em Dourados

O MPE  (Ministério Público Estadual) recebeu denúncia em razão do fechamento da unidade de educação infantil CEIM Pequeno Príncipe, em Dourados. O ofício do SIMTED (Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Dourados) foi encaminhado às 9ª e 17º Promotorias de Justiça da Comarca de Dourados. Segundo o sindicato, de acordo com informações da comunidades escolar,  […]
Arquivo -
O sindicato pede apuração da irregularidade em relação ao fechamento do CEIM.(Foto:Divulgação)
O sindicato pede apuração da irregularidade em relação ao fechamento do CEIM.(Foto:Divulgação)

O MPE  (Ministério Público Estadual) recebeu denúncia em razão do fechamento da unidade de educação infantil CEIM Pequeno Príncipe, em . O ofício do (Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Dourados) foi encaminhado às 9ª e 17º Promotorias de Justiça da Comarca de Dourados.

Segundo o sindicato, de acordo com informações da comunidades escolar,  o CEIM Pequeno Príncipe não funcionará mais a partir do próximo ano. Segundo a entidade, a decisão da administração Municipal gera prejuízos aos pais que têm filhos matriculados naquela unidade, pois terão que buscar em outros locais.

O sindicato alerta que a Prefeitura também não tornou público os estudos dos impactos que o fechamento da unidade irá gerar para a comunidade daquele bairro. O levantamento deveria ser encaminhado ao COMED (Conselho Municipal de Educação) para avaliação. O conselho poderia realizar um parecer sobre os impactos, conforme o artigo 95 da deliberação n° 080/2014/COMED.

Segundo o SIMTED, “o fechamento de um CEIM, localizado em uma região onde existe demanda, não faz sentido. O centro infantil é a única unidade existente na localidade, e não há proposta de construção de outro CEIM para continuar atendendo a demanda da comunidade local”.

A denúncia alerta que, “na região onde está localizado este CEIM não há outros com os quais as crianças que perderam suas vagas possam ser matriculadas. E é claro que o ECA garante o direito de estudar perto da residência, conforme descreve o artigo 53, V do referido estatuto”.

O SIMTED também conclui que não é vantagem deixar de manter a unidade e em contrapartida firmar diversos convênios com unidades particulares para prestar o atendimento às crianças. Conforme a entidade, a prática sugere que Prefeitura  prefere transferir recursos da educação para escolas particulares prestarem o serviço.

“Não podemos deixar de mencionar, como entidade sindical representante dos trabalhadores da educação, que a conduta da prefeitura abre brecha para terceirizações e precarizações na educação infantil municipal”, diz o documento sindical entregue ao MPE.

Por fim, o Simted solicita a intervenção da promotoria para que a decisão de encerrar o atendimento da unidade seja revertida. O sindicato sugere a apuração da irregularidade em relação ao fechamento da unidade devido ao fato de que, em contrapartida, a prefeitura vem firmando convênios com unidades particulares para suprir demanda de vagas para educação infantil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Oruam vira réu por tentativa de homicídio contra policiais; entenda

Homem é preso por vender combustíveis irregularmente em Nova Andradina

Deputado Lindbergh protocola requerimento para cassar mandato de Carla Zambelli

Onde assistir: Derby Paulista é destaque em confrontos das oitavas da Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 9 recebem parcela de julho nesta quarta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Bonito recebe circuito nacional de corrida no fim de semana

Circuito LIVE! RUN XP já passou por várias cidades do Brasil

Cotidiano

Com aumento de 3.500%, MS lidera crescimento de acidentes com escorpiões no país

Estudo elaborado pode pesquisadores da UFMS leva em consideração dados levantados entre 2007 e 2023

Transparência

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Empresa move ação na Justiça alegando que contrato operou com defasagem

Política

Último dia de missão contra tarifaço, senadores de MS têm reuniões e coletiva de imprensa

A medida que impõe 50% de taxa em cima de produtos brasileiros pode começar a valer a partir de sexta-feira