Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ministério da Saúde fará pesquisa para saber como está a saúde da população

O Ministério da Saúde e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) formalizarão, nesta segunda-feira (9), termo de Cooperação Técnica de Pesquisa em Saúde de Base Domiciliar Nacional para coletar informações importantes sobre a saúde da população e a capacidade do SUS (Sistema Único de Saúde), com foco na APS (Atenção Primária à Saúde). […]
Arquivo -
Foto: WILSON DIAS-ABR
Foto: WILSON DIAS-ABR

O e o (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) formalizarão, nesta segunda-feira (9), termo de Cooperação Técnica de Pesquisa em Saúde de Base Domiciliar Nacional para coletar informações importantes sobre a saúde da população e a capacidade do SUS (Sistema Único de Saúde), com foco na APS (Atenção Primária à Saúde).

O convênio contará com R$ 30,1 milhões do Ministério da Saúde para a realização de três pesquisas: a Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), a PNDS (Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde) e a AMS (Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária). Com a parceria, o Ministério da Saúde aproveita inquéritos já realizados pelo IBGE para incluir assuntos relevantes à avaliação do momento atual do SUS.

Saúde da Mulher e da Criança

A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), que foi realizada pela última vez em 2006, vai atualizar as informações sobre a saúde da mulher e da criança para construção de séries históricas e estudos comparativos em nível nacional e internacional. A PNDS agora contará com instrumentos para avaliação da Atenção Primária, porta de entrada do SUS, em relação ao cuidado oferecido à população.

A pesquisa terá início no primeiro semestre de 2021 e, por meio de entrevistas domiciliares com visitas em 110 mil domicílios, fornecerá dados e indicadores relevantes para o contexto da saúde da mulher e da criança, com foco em reprodução, amamentação e saúde nutricional.

Na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a ser iniciada em 2020 com visitas a 210 mil domicílios no país, será abordada a APS (Atenção Primária à Saúde) e o desenvolvimento infantil, permitindo o diálogo intersetorial com outras políticas públicas, como o Marco Legal da Primeira Infância, do Ministério da Cidadania.

Nessa pesquisa, serão incorporados dois módulos para abordar a saúde da população infantil. Um deles vai avaliar a qualidade da APS na perspectiva do cuidado à criança, com a inserção do PCATool-Brasil (modelo de avaliação da qualidade de serviços que se baseia na mensuração de aspectos de estrutura, processo e resultados dos serviços de saúde) em sua versão infantil. O outro inclui o módulo de desenvolvimento infantil por meio do instrumento de avaliação do projeto Primeira Infância para Adultos Saudáveis (PIPA), devido à relevância do cuidado dessa fase da vida para o Ministério da Saúde.

SUS

Também será feito o resgate da histórica Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (AMS), que teve a última edição em 2009. Essa pesquisa será por inquérito telefônico e atualizará o perfil da capacidade instalada do SUS, considerando os subsistemas público e privado, além de permitir conhecer o perfil da força de trabalho em saúde e da oferta e uso dos equipamentos médico-hospitalares.

Para a Atenção Primária à Saúde, haverá um módulo específico para avaliar a estrutura das unidades de saúde familiar, permitindo a conexão com o novo e-SUS AB (estratégia de qualificação da gestão da informação) e a base Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Para a AMS estão previstos aproximadamente a participação de 100 mil estabelecimentos de saúde no país e a previsão de realização é no 2º semestre de 2021.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flagra em show do Coldplay: tudo o que se sabe sobre o suposto caso de traição

Operação no Paraguai desarticula organização criminosa ligada ao Clã Rotela

Execução: Rapaz encontrado morto na ciclovia foi assassinado com 14 tiros em Campo Grande

Fogo no Pantanal

Apesar de estiagem predominar em MS, Pantanal registra queda de 97,12% em incêndios em julho

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

VÍDEO: Imagens mostram acidente entre motociclista e prestador de serviços da CCR na BR-163

Últimas Notícias

Cotidiano

Com mercado aquecido, 238 alunos concluem curso de TI em MS prontos para atuar

A formatura marca o encerramento da primeira turma de TI do programa Voucher Desenvolvedor

Trânsito

Engavetamento entre três veículos deixa trânsito lento na Rua Bahia, em Campo Grande

Um dos condutores envolvidos disse que não conseguiu frear a tempo

Esportes

MS garante três pódios em categorias da Copa das Federações de Tênis 2025

Mato Grosso do Sul faturou um título e duas terceiras colocações no campeonato

Transparência

LISTA: Governo de MS promove 77 oficias do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar

De acordo com a publicação, há promoções tanto por merecimento quanto por antiguidade