Pular para o conteúdo
Cotidiano

Meteoro cruza o céu na noite do domingo e impressiona campo-grandenses

Centenas de relatos nas redes sociais evidenciam a aparição de um corpo celeste semelhante a uma ‘bola de fogo’ na atmosfera de Campo Grande, entre as 18h10 e 18h30 do domingo (31/03). Aparentemente,  corpo celeste foi possível de ser avistado de todos os locais da cidade. Segundo os espectadores privilegiados, a bola de fogo que […]
Arquivo -

Centenas de relatos nas redes sociais evidenciam a aparição de um corpo celeste semelhante a uma ‘bola de fogo’ na atmosfera de , entre as 18h10 e 18h30 do domingo (31/03). Aparentemente,  corpo celeste foi possível de ser avistado de todos os locais da cidade.

Segundo os espectadores privilegiados, a bola de fogo que cruzou o céu teria cor avermelhada e grandes dimensões, em aparição que durou cerca de dois segundos, tal como no vídeo abaixo (ilustrativo). A caracterização é suficiente para considerá-lo um bólido – um grande brilhante que ‘explode’ na atmosfera.

A assistente de administrativo Camylle Marcelino, de 17 anos, foi uma das espectadoras. Segundo seu relato, ela estava na frente da casa dela com o marido, no Nova Lima, quando pelas 18 horas quando viram o objeto brilhante cortar o céu. “Tinha cor vermelha, com uma duração de alguns segundos”, relata.

Assim como ela, o professor Eduardo Costa, de 28 anos, estava no Parque das Nações Indígenas quando avistou o bólido. “Foi tão rápido que nem deu pra chamar minha esposa. Outras pessoas perto de mim também viram, então não passei por louco”, brinca o professor.

Festa no céu

Procurado pela reportagem, o pesquisador Giovanni Rescigno, integrante da Rede EXOSS, afirmou que, infelizmente, as câmeras do projeto da cidade não conseguiram registrar o fenômeno astronômico e não houve relatos no site do projeto. Porém, segundo ele, a ‘festa no céu’ realizada por meteoros é até comum no município.

Meteoro cruza o céu na noite do domingo e impressiona campo-grandenses
Certificado é gerado a quem reporta a aparição de bólidos (Foto: Divulgação | EXOSS)

Giovanni integra o projeto de ciência cidadã que registra aparições de corpos celestes no hemisfério sul. No caso, quem observa um meteoro ou bólido pode ajudar na coleta de dados e pesquisa, relatando a observação, mesmo que não tenha formação em ciências.

Além do site (clique AQUI), os registros também podem ser enviados para o telefone (12) 98181 7597, por meio do WhatsApp – é importante que o relato aponte local e horário da observação. Ao final, um certificado de contribuição é gerado.

Vale lembrar que Campo Grande costuma apresentar boas condições para observação de meteoros, já que na região há pouca poluição luminosa e a latitude ajuda. Quem quiser ficar de olho nos meteoros que cruzam o céu do Brasil pode acessar o endereço eletrônico onde todos os dias são atualizados as capturas feitas e encaminhadas à EXOSS.

Vem mais por aí

Meteoro cruza o céu na noite do domingo e impressiona campo-grandenses
Calendário com a previsão de chuvas de meteoros em abril deste ano (Foto: Divulgação | EXOSS)

Quem não conseguiu ver o fenômeno da noite de domingo, a Rede EXOSS anuncia a aparição de mais chuvas de meteoros neste mês. A expectativa é que nos próximos dias 23 e 24, duas chuvas de meteoros – Lyrids e Pi Puppids – possam ser visíveis de Campo Grande.

A chuva de meteoro Lyrids é decorrente do cometa Thatcher, que começa a aparecer no céu entre os dias 16 e 25 deste mês, com pico de visibilidade nos dias 22 e 23.

Já a chuva Pi Puppids, decorrente do cometa Grigg-Skjellerup, deve começar a aparecer nos dias 23 e 24 deste mês. Apesar da lua cheia, as aparições serão mais perceptíveis após a meia noite, quando o satélite está “mais baixo” e atrapalha menos a visualização.

Para interessados em observação de fenômenos astronômicos, Giovanni explica que é importante ter paciência, buscar locais confortáveis e com baixa luminosidade – como alguns bairros e até mesmo regiões rurais próximas à cidade.

“Não é preciso olhar somente para um lado do céu, pois os meteoros podem surgir de qualquer ponto, a partir do leste. Mas, a melhor região do céu para ver é o zênite, no alto do céu, onde a escuridão é maior e o brilho dos meteoros será mais fácil de identificar”, aponta Giovanni.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

hospital regional

Com câncer raro, mulher espera por oncologista há cinco dias no Hospital Regional

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Jornalista da GloboNews presta homenagens a publicitário campo-grandense

Últimas Notícias

Cotidiano

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Animais de estimação desapareceram no dia 16 de julho, na região da Mata do Jacinto

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR

Mundo

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

Até agora, socorristas locais encontram 34 corpos e socorreram 11 pessoas com vida

Esportes

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Galo precisava de combinação de resultados para seguir na competição