Pular para o conteúdo
Cotidiano

Pelo menos 5 mil professores param em MS contra reforma de previdência, segundo Fetems

Ao menos 5 mil trabalhadores, de acordo com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), devem participar de atos em todo os municípios do Estado contra a proposta de Reforma da Previdência, nesta sexta-feira (22). A manifestação é organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Fetems, conta com sindicatos […]
Arquivo -

Ao menos 5 mil trabalhadores, de acordo com a (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), devem participar de atos em todo os municípios do Estado contra a proposta de Reforma da Previdência, nesta sexta-feira (22).

A manifestação é organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Fetems, conta com sindicatos de professores de outros municípios, além de centrais sindicais como a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Central dos Sindicatos Brasileiros e Força Sindical, além de diverso movimentos sociais.

Segundo o presidente da Fetems, Jaime Teixeira, paralisações estão previstas em todos os municípios, sobretudo por trabalhadores da educação. A expectativa da Fetems é que de 5 mil até 10 mil manifestantes façam adesão à paralisação nesta sexta.

Pelo menos 5 mil professores param em MS contra reforma de previdência, segundo Fetems
O presidente da Fetems, Jaime Teixeira afirmou que não haverá reposição caso ponto seja cortado (Foto: Marcos Ermínio | Midiamax)

“Esse ato é o primeiro de uma mobilização permanente, que vai ser realizada enquanto não se retirar o projeto [da Reforma da Previdência] da tramitação. Consideramos que a proposta prejudica muito os trabalhadores. Os professores que começarem a trabalhar após a aprovação, por exemplo, vão trabalhar até os 67 anos. Quem já está atuando, terá que contribuir entre 12 a 14 anos a mais”, destaca Teixeira.

O ato conta com apresentações culturais e também contará com discursos das centrais sindicais. Um simbólico será a inauguração de um ‘cemitério’ no canteiro central da Avenida Afonso Pena, onde cerca de 200 cruzes foram colocadas para representar a classe trabalhadora.

Durante a manifestação, uma passeata tomará as ruas, partindo da Praça do Rádio, pela Avenida Afonso Pena, seguindo pela Rua Rui Barbosa, Rua , e terminando na esquina da Rua 13 de Maio com Afonso Pena, ao lado do Banco do Brasil. No local, está a agência central do Banco do Brasil que, de acordo com a Fetems, representará as instituições bancárias que serão beneficiadas com a proposta de reforma.

Ponto cortado

Nesta sexta-feira, escolas de todo o Estado amanheceram vazias. Avisos sobre a não realização das aulas foram fixados dias antes, alertando pais sobre a manifestação marcada para esta manhã.

Na tarde da quinta-feira (21), um ofício circular enviado pela SED (Secretaria de Estado de Educação) por e-mail às escolas estaduais, anunciou a possibilidade de desconto de dia de trabalho a professores que faltarem às aulas para manifestarem-se.

No documento, a SED menciona decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que considera prática de greve, ainda que não abusiva, suspensão do trabalho – o que implica no desconto do dia.

Segundo Teixeira, em virtude da paralisação desta sexta-feira, a categoria irá repor as aulas não realizadas, a fim de não prejudicar o calendário escolar. “Mas, se o desconto ocorrer, os professores não farão a reposição”, conclui.

O documento oficial da SED, a propósito, circulou nas escolas com erro ortográfico. A palavra “paralisação” foi grafada com a letra “Z”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime