Pular para o conteúdo
Cotidiano

Merendeiras aprendem técnicas para gourmetizar alimentação de alunos

Merendeiras da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande estão participando de uma oficina gratuita de técnicas culinárias, em parceria com o chef Adriano Gomes. As oficinas para as merendeiras iniciaram em março e acontecerão até junho deste ano, totalizando quatro etapas. O evento é uma realização da Suale (Superintendência de Alimentação Escolar), da […]
Arquivo -

Merendeiras da Reme (Rede Municipal de Ensino) de estão participando de uma oficina gratuita de técnicas culinárias, em parceria com o chef Adriano Gomes. As oficinas para as merendeiras iniciaram em março e acontecerão até junho deste ano, totalizando quatro etapas.

O evento é uma realização da Suale (Superintendência de Alimentação Escolar), da Semed (Secretaria Municipal de Educação). O intuito destas oficinas é capacitar os profissionais responsáveis pela produção da alimentação dos alunos nas escolas municipais, oferecendo desde conhecimentos básicos de culinárias a técnicas gastronômicas.

No total, participarão 40 profissionais das 95 escolas do Ensino Fundamental e 101 das Emeis (Escola Muicipal de Educação Infantil). Nesta etapa, o tema abordado será “A Gastronomia na alimentação escolar”.

Cristina Correia, nutricionista da Suale, comentou o que as oficinas de culinária podem proporcionar para os profissionais da cozinha das escolas da Rede Municipal.

“A oficina é específica para tratarmos de gastronomia na alimentação escolar. O intuito é pegar uma receita simples, que tem no cardápio, e fazer essas receitas serem ‘gourmetizadas’, que é o termo usado na gastronomia. É faz uma comida simples com um novo sabor, uma nova aparência e apresentação”, resumiu.

O chefe Adriano Gomes destacou a importância das merendeiras na oficina. Ele apontou que os profissionais estão muito interessados e compreendem muito bem as técnicas.

“Estamos profissionalizando o que elas já sabem, dar um pouco mais de refinamento, mais técnicas e habilidades, porque elas já cozinham e o que falta é um refinamento. Elas desenvolvem muito bem, inclusive umas das receitas feitas foi um prato eleito no ano passado no concurso de merendeiras”, revelou.

Novo projeto

Após o sucesso de levar técnicas gourmet para as merendeiras, o chefe Adriano Gomes está estudando, junto com representantes da Secretaria de Educação, um novo projeto, mas desta vez voltado ao público infantil.

A ideia do chef, que foi professor da disciplina de História por muitos anos em várias escolas da Reme, é levar o aprendizado de técnicas de cozinha para as crianças. A intenção é mostrar, de acordo com a faixa etária, que as crianças também podem participar dentro da cozinha.

“Eu já realizei um projeto na escola Brígida Ferraz com oficinas gastronômicas e as crianças receberam muito bem. Elas gostam muito desse processo. Já estou conversando a respeito de um projeto de alimentação saudável, de qualidade e orgânica. Está sendo estudando com cautela para que fique uma ação muito bem elaborada”, concluiu Adriano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Investigadores presos com carga contrabandeada de cigarros são demitidos da Polícia Civil de MS

carne

‘Esperado depois da maluquice de Trump’, diz Paulo Duarte após MS parar de exportar carne para os EUA

Dourados discute medidas de cuidados para dependentes químicos e cobra atendimento 24 horas

Investigador paranormal morre durante turnê com a boneca Annabelle original

Notícias mais lidas agora

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

campo grande cidade de cobras

Cidade de cobras, como Campo Grande lida com tanto veneno?

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

fundect

Estagiários reclamam de falta de data fixa para pagamentos de bolsas da Fundect: ‘pagam quando querem’

Últimas Notícias

Cotidiano

Exportação suspensa pressiona lucros, mas não deve gerar demissões em MS

Setor avalia que demissões em massa estão descartadas

Polícia

Carreta carregada de grãos tomba em rotatória na BR-060, em Sidrolândia

O veículo tombou no acostamento da via e parte da carga foi despejada no asfalto

Emprego e Concurso

Concurso da Polícia Civil tem 400 vagas para MS e salários de até R$ 6,5 mil

Edital foi publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial do Estado

Política

‘Ameaça para negociar’: Deputado não acredita que tarifaço de Trump se concretize

MS suspendeu exportação de carne para EUA e preços devem cair no estado