Merendeiras da Reme (Rede Municipal de Ensino) de estão participando de uma oficina gratuita de técnicas culinárias, em parceria com o chef Adriano Gomes. As oficinas para as merendeiras iniciaram em março e acontecerão até junho deste ano, totalizando quatro etapas.

O evento é uma realização da Suale (Superintendência de Alimentação Escolar), da Semed (Secretaria Municipal de Educação). O intuito destas oficinas é capacitar os profissionais responsáveis pela produção da alimentação dos alunos nas escolas municipais, oferecendo desde conhecimentos básicos de culinárias a técnicas gastronômicas.

No total, participarão 40 profissionais das 95 escolas do Ensino Fundamental e 101 das Emeis (Escola Muicipal de Educação Infantil). Nesta etapa, o tema abordado será “A Gastronomia na alimentação escolar”.

Cristina Correia, nutricionista da Suale, comentou o que as oficinas de culinária podem proporcionar para os profissionais da cozinha das escolas da Rede Municipal.

“A oficina é específica para tratarmos de gastronomia na alimentação escolar. O intuito é pegar uma receita simples, que tem no cardápio, e fazer essas receitas serem ‘gourmetizadas’, que é o termo usado na gastronomia. É faz uma comida simples com um novo sabor, uma nova aparência e apresentação”, resumiu.

O chefe Adriano Gomes destacou a importância das merendeiras na oficina. Ele apontou que os profissionais estão muito interessados e compreendem muito bem as técnicas.

“Estamos profissionalizando o que elas já sabem, dar um pouco mais de refinamento, mais técnicas e habilidades, porque elas já cozinham e o que falta é um refinamento. Elas desenvolvem muito bem, inclusive umas das receitas feitas foi um prato eleito no ano passado no concurso de merendeiras”, revelou.

Novo projeto

Após o sucesso de levar técnicas gourmet para as merendeiras, o chefe Adriano Gomes está estudando, junto com representantes da Secretaria de Educação, um novo projeto, mas desta vez voltado ao público infantil.

A ideia do chef, que foi professor da disciplina de História por muitos anos em várias escolas da Reme, é levar o aprendizado de técnicas de cozinha para as crianças. A intenção é mostrar, de acordo com a faixa etária, que as crianças também podem participar dentro da cozinha.

“Eu já realizei um projeto na escola Brígida Ferraz com oficinas gastronômicas e as crianças receberam muito bem. Elas gostam muito desse processo. Já estou conversando a respeito de um projeto de alimentação saudável, de qualidade e orgânica. Está sendo estudando com cautela para que fique uma ação muito bem elaborada”, concluiu Adriano.