Pular para o conteúdo
Cotidiano

Bebê de sete meses morre vítima de leishmaniose em Corumbá

A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, a 444 quilômetros de Campo Grande, confirmou a morte de uma bebê de sete meses por LVA (Leishmaniose Visceral Americana), nesta segunda-feira (16). Primeira morte pela doença no município. De acordo com o Diário Corumbaense, a menina foi diagnosticada com a doença no dia 10 de dezembro e […]
Arquivo -

A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, a 444 quilômetros de , confirmou a morte de uma bebê de sete meses por LVA ( Visceral Americana), nesta segunda-feira (16). Primeira morte pela doença no município.

De acordo com o Diário Corumbaense, a menina foi diagnosticada com a doença no dia 10 de dezembro e estava internada na Santa Casa de Corumbá, e acabou não resistindo, vindo a óbito nesta manhã.

O Centro de Controle de Vetores do município está realizando o manejo ambiental no bairro onde a bebê morava. Além da instalação de armadilhas para o transmissor da doença, a população está sendo orientada sobre os cuidados.

Foram realizadas 11 coletas de amostras sanguíneas de animais do entorno e 7 deram positivas, desses três já foram encaminhados para eutanásia pelos tutores. Os outros casos estão aguardando o exame confirmatório.

Ainda conforme o Diário Corumbaense, em 2019 foram analisadas 1.635 amostras sanguíneas de animais, com 755 casos confirmados.

Vale lembrar que quando resultado é positivo, o tutor do animal deve realizar o tratamento de acordo com as orientações do Ministério da Saúde ou encaminhar para a eutanásia.

Para prevenir a doença, os quintais precisam estar limpos e livres de folhas, frutas espalhadas ao chão, restos de comida e lixo orgânico, pois diferente do Aedes aegypti, o mosquito Palha se reproduz em locais sombreados e úmidos.

Três Lagoas

Liderando o ranking da doença, , a 338 quilômetros de Campo Grande, confirmou até o dia 19 de novembro, três óbitos por leishmaniose no municipio.

As vítimas foram  uma criança de um ano de idade, que veio a óbito no dia 10 de março, uma mulher de 76 anos, que faleceu no dia 14 de setembro. E um homem de 71 anos, no dia 18 de novembro.

Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose Visceral é uma doença ainda sem cura e transmitida pela picada de insetos vetores, os flebotomíneos, popularmente chamados de “mosquito palha” ou “cangalhinha”. Eles são pequenos, de cor clara e pousam de asas abertas.

O mosquito se contamina com o sangue de animais doentes, principalmente cães, e transmite o parasita à pessoas e animais sadios. Existem dois tipos de leishmaniose, a visceral e a tegumentar.

Entre os principais sintomas da leishmaniose visceral, considerada mais grave, estão alteração do estado geral, febre, palidez, fraqueza e aumento das vísceras – principalmente do baço, do fígado e da medula óssea. Nos cães também pode haver descamação de pele e crescimento progressivo das unhas.

Para combater os focos do mosquito, é fundamental manter terrenos limpos de resíduos orgânicos, como folhas, frutas e lixo comum – diferentemente do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikuyngunia, o mosquito-palha não precisa de água parada para se reproduzir.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
festival

Dourados recebe a 3ª edição do Festival Surdolímpico no mês de maio

Taylor Swift pode estrelar papel de Whitney Houston no remake de “O guarda-costas”

Confronto com equipe da Romu termina em morte em Campo Grande

depac golpe

Idoso recebe chamada de vídeo de suposto gerente de banco e perde R$ 37 mil em golpe

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Morte de idosa expõe falta de ambulância e sucateamento em cidade de MS

Últimas Notícias

Brasil

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Glauber Braga iniciou a greve de fome no dia 9 de abril

Sem Categoria

Serc/UCDB perde para Taboão Magnus e se complica na Supercopa Feminina de Futsal

Apagão no final da partida custou caro ao time de Mato Grosso do Sul

Polícia

Dois são presos com arma e munições em suposto desmanche no Itamaracá

Eles disseram para a PM que se encontraram para fumar maconha

Cotidiano

Dengue em MS salta em quase 400 casos em uma semana, além de novas duas mortes

Dengue já fez nove vítimas em Mato Grosso do Sul em 2025