Pular para o conteúdo
Cotidiano

Remédio para doença de jornalista de MS que morreu em SP está em falta na Casa da Saúde

A morte de uma jovem jornalista de Mato Grosso do Sul no último domingo (23) chamou a atenção para a anemia falciforme, uma doença genética caracterizada por uma alteração anatômica nos glóbulos vermelhos. O tratamento preocupa os pacientes com a doença na Capital, já que o remédio está em falta na Casa da Saúde. Reportagem […]
Arquivo -
Jornalista Letícia Alves (Foto: Reprodução)
Jornalista Letícia Alves (Foto: Reprodução)

A morte de uma jovem jornalista de Mato Grosso do Sul no último domingo (23) chamou a atenção para a anemia falciforme, uma doença genética caracterizada por uma alteração anatômica nos glóbulos vermelhos. O tratamento preocupa os pacientes com a doença na Capital, já que o remédio está em falta na Casa da Saúde.

Reportagem do Jornal Midiamax foi até a Casa da Saúde na Capital e funcionários afirmaram que o remédio Hidroxiureia está em falta há pelo menos dois meses. O medicamento é essencial para quem tem a anemia falciforme, já que ajuda a controlar a doença – que não tem cura.

A família de Letícia confirma que ela fazia uso do medicamento e que sabia da falta do Hidroxiureia na Casa da Saúde. Entretanto, não quis relacionar o problema no fornecimento do remédio com a crise que levou à morte da jornalista.

Remédio para doença de jornalista de MS que morreu em SP está em falta na Casa da Saúde
Foto: Diego Farias/Caesa-AP

O presidente da Acodfal (Associação Corumbaense de Pessoas com Doença Falciforme), Davi Vital do Rosário, afirma que o medicamento ajuda a controlar as crises causadas pela doença falciforme. “Quando [a pessoa] está sem tomar o remédio, os glóbulos vermelhos ficam em forma de foice, o que impede a passagem do sangue nas veias e causa dor ao paciente”, diz.

Rosário afirma que, sem o medicamento, o paciente pode ter uma crise e sofrer com muitas dores. Estas crises podem levar o paciente a ser hospitalizado e pode até levar à morte. O Hidroxiureia custa entre R$ 200 a R$ 260 nas farmácias.

O presidente da associação, que é a única para pacientes da doença no estado, informa que o Hidroxiureia não está em falta na cidade de . Entretanto, em contato com famílias de Campo Grande, ele recebeu relatos sobre a falta do remédio. O Jornal Midiamax entrou em contato com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e aguarda posicionamento.

Morte precoce

A jornalista de Mato Grosso do Sul Letícia Alves, de 23 anos, morreu no final da tarde deste domingo (23), em , onde estava à passeio. A jovem tinha anemia falciforme e estava internada no Hospital Adventista se recuperando de uma crise quando contraiu pneumonia na unidade médica.

A jovem estava na cidade à passeio, quando teve uma crise da doença, que é genética, e teve que ser hospitalizada. Ela estava desde a semana passada internada. No sábado (22) a jovem chegou a sair da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e foi para o quarto, porém, teve o quadro de pneumonia agravado e acabou voltando para a UTI.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano