Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem mais de 5 mil empresas abertas neste ano, informa Jucems

Mato Grosso do Sul tem 5.462 novas empresas abertas no ano, melhor resultado desde 2014. Dados divulgados pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) mostram que todos os indicadores apontam para uma recuperação sólida da economia no Estado. Em setembro foram abertas 604 novas empresas, 23,51% superior do que o mesmo mês do […]

Ana Palma Publicado em 05/10/2019, às 08h15

Reprodução, Portal do S
Reprodução, Portal do S - Reprodução, Portal do S

Mato Grosso do Sul tem 5.462 novas empresas abertas no ano, melhor resultado desde 2014. Dados divulgados pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) mostram que todos os indicadores apontam para uma recuperação sólida da economia no Estado. Em setembro foram abertas 604 novas empresas, 23,51% superior do que o mesmo mês do ano passado (489).

Em Campo Grande o número de empresas abertas no mês de setembro foi de 286, sendo o melhor desempenho proporcional do exercício. A Capital respondeu por 47,35% das empresas constituídas em Mato Grosso do Sul no mês passado, índice acima da média que sempre foi de 42,68%. Outro município que tem apresentado bom desempenho é Dourados (71 novas empresas), superando de longe Três Lagoas (34) no número de abertura de empresas. Em seguida vem Ponta Porã (25) e Maracaju (13).

De acordo com a Jucems, o setor de Serviços continua liderando com 378 novas empresas em setembro, seguido do Comércio (205) e em terceiro vem a Indústria (21). Quando analisados os subsetores pela classificação do CNAE (Cadastro Nacional de Atividade Comercial), empresas de transporte rodoviário de cargas lideram com 30 novos registros, em seguida vem restaurantes e similares (20), construção de edifícios (19), comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; e serviços de engenharia em terceiro, com 14 registros cada.

O presidente da Junta, Augusto Cesar Ferreira de Castro, lembra que em novembro o órgão vai completar um ano da implantação da Jucems Digital, que simplificou e trouxe agilidade nos procedimentos de abertura ou alterações cadastrais de empresas. “Por meio da Jucems Digital o empresário pode constituir novas empresas, fazer alterações, extinção e arquivamento de documentos tudo de forma remota, pela Internet, diretamente de seu escritório no interior do Estado”, salienta.

Jornal Midiamax