Durante sua visita ao município de , no Dia Internacional da Mulher, o ministro da Saúde, (DEM), anunciou que pretende viabilizar, em paralelo, a entrega dos hospitais Regional e o da Mulher e da Criança.

“Estamos vendo maneira para ajustarmos o projeto e fazermos num tempo só, vamos ver se a gente consegue com equipe de engenharia garantir os recursos e terminar as duas obras em paralelo”, afirmou o ministro, durante sua visita às obras do Hospital Regional.

De acordo com Mandetta, logo que conclusos, os dois hospitais darão de Dourados um polo apto a atender até 1,2 milhão de pessoas. O governo trabalha para garantir o atendimento a até 2 milhões de pessoas, população para região prevista para 2030.

“Se nós fizermos isso tenho certeza que toda essa macrorregião dará um salto muito grande na questão de atendimento à saúde”, declarou o democrata.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende (PSDB), explicou que pelo menos 33 municípios da região sul do Estado têm em Dourados a referência em saúde.

O Hospital Mulher e da Criança, construído em uma área doada pelo governo do Estado em 2016, atingiu 30% das obras executadas. A expectativa de conclusão da 1ª etapa é no 1º semestre de 2020.

Com um custo previsto de R$ 34 milhões, a unidade deve atender 34 municípios da grande Dourados, e contar 55 novos leitos hospitalares de internação, Pronto Atendimento Pediátrico e Obstétrico, Centro Obstétrico e Centro de Parto Normal.

Já as obras do Hospital Regional devem custar R$ 53 milhões, quando concluída a unidade deve ter pelo menos 210 leitos em pouco mais de 10 mil m2, distribuídos em enfermaria masculina e feminina, de isolamentos, UTI adulto, UTI pediátrica, leitos de observação adulto, centro cirúrgico e obstétrico, farmácia, unidade de nutrição, anexo de serviços, pronto atendimento e observação de isolamento, recuperação e pós-anestésica e recuperação de endoscopia.