O deputado estadual Barbosinha (DEM) protocolou na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) dois requerimentos, a serem analisados em plenário nesta terça-feira (19), para que as concessionárias Águas Guariroba, que explora o serviço de distribuição de água em Campo Grande, e Sanesul, que faz o serviço no interior, forneçam dados sobre a tarifa social.
O pedido foi feito após reclamação de usuários nas contas elevadas de energia elétrica, serviço fornecido pela Energisa, entre os meses de dezembro e janeiro. Após requerimento à empresa, o deputado constatou que mais de 171 mil pessoas não recebem o desconto a que têm direito por falta de publicidade.
“O benefício é previsto para famílias de baixa renda, inscritas no cadastro único de programas sociais do governo Federal, com renda igual ou inferior a meio salário mínimo ou aquelas que recebam até três salários mínimos onde exista algum portador de doença ou deficiência”. Os descontos poderiam chegar a 65%, segundo o parlamentar.
Caso aprovados pelos deputados, os novos requerimentos encaminhados devem apresentar como funciona a inclusão dos beneficiários da tarifa social, como ocorre a constatação das pessoas que apresentam condições de pagar a tarifa, quantas recebem e quantas têm o direito de receber o benefício.