Pular para o conteúdo
Cotidiano

Maioria no Enem em MS, mulheres lotam cursinhos e buscam qualificação

A divulgação do perfil dos mais de 70 mil inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Mato Grosso do Sul evidenciou que a maioria dos candidatos que farão a prova serão mulheres e número também reflete nas salas de aula dos cursinhos pré-vestibular. A coordenadora pedagógica do Instituto Luther King, Renilda Ferreira dos […]
Arquivo -
Foto Ilustrativa: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto Ilustrativa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A divulgação do perfil dos mais de 70 mil inscritos no (Exame Nacional do Ensino Médio) em Mato Grosso do Sul evidenciou que a maioria dos candidatos que farão a prova serão mulheres e número também reflete nas salas de aula dos cursinhos pré-vestibular.

A coordenadora pedagógica do Instituto Luther King, Renilda Ferreira dos Santos, disse que dos 140 alunos que frequentam a escola, 70% são mulheres. Para a professora, as mulheres estão cada vez mais interessadas em crescerem profissionalmente para ganharem o seu espaço.

“Aqui no instituto, temos alunas desde o terceiro ano do ensino médio e mulheres com mais de 50 anos de idade. Todos os anos fizemos um levantamento e atualmente, a maioria dos nossos alunos são mulheres. Temos alunas que são mães de adolescentes que vão para a faculdade e elas falam ‘agora que já encaminhei meus filhos, é minha vez’. É gratificante ouvir isso”, disse.

As estudantes do ensino médio também se dedicam para ingressar na universidade destacam que a presença das mulheres só evidencia o espaço que ela quer conquistar na sociedade. A aluna Inara Lara Leon, de 16 anos, está fazendo o Enem pela segunda vez e não se surpreendeu com a maioria das candidatas serem mulheres pois, para ela, a figura feminina tem conquistado o seu espaço na sociedade.

“Por muito tempo, a mulher mal terminava o ensino médio, porque ela casava cedo e também tinha essa do marido não deixar trabalhar e nem estudar, ela só ficava em casa cuidando dos filhos. E esse número alto de mulheres prestando vestibulares e Enem, mostra o quanto estamos conquistando independência para poder estudar e formar no que quer poder trabalhar”, afirmou Inara, que quer estudar nutrição ou gastronomia.

A estudante Thaynara Lemos, de 17 anos, também vai fazer o Enem pela segunda vez e sonha em estudar engenharia civil, e reforçou que não é surpresa ver mulheres sendo maioria no Enem. “Eu fiz cursinho e na minha sala tinha um público bem diverso, com pessoas de todas as idades, mas a maioria era mulheres. Acho isso muito importante, porque mostra como a nossa sociedade evoluiu e nós, mulheres, ganhamos o nosso espaço”, comentou.

6 a cada 10 inscritos no Enem em MS, são mulheres

A cada dez inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Mato Grosso do Sul, dez são de mulheres, conforme o perfil de candidatos divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O número representa 41.254 inscrições de mulheres, 59% do total – os 41% restantes representam uma população de 29.142 homens.

Ao todo, são 70.396 inscrições em Mato Grosso do Sul, que representam apenas 1,4% das 5.095.308 inscrições realizadas em todo o país. Deste total, a maioria, 27,3%, é de pessoas entre 21 e 30 anos – 19.243 pessoas inscritas. Na sequência, vem os jovens de 17 anos (12.099 inscritos, 17,2% do total). Jovens de 18 anos surgem logo atrás (10.302 inscritos, 14,6% do total). Contudo, chama atenção as pessoas entre 31 e 59 anos: o grupo totaliza 13,9% das incrições, um total de 9.789 pessoas. O menor índice é de idosos, com apenas 134 candidatos (0,2% do total).

Nas questão racial, pardos (43,8% – 30.811 candidatos) superam brancos (41,9% – 29.508 candidatos) entre os inscritos. Amarelos e indígenas são 2,3%, cada, enquanto pretos são 7,9%. Não declararam cor 1,8% do total, que representa 1,298 pessoas.

Já em relação á situação do ensino médio, a maioria das inscrições no Enem são de pessoas que já concluíram esta etapa (57,5%): cerca de 40,5 mil pessoas. Inscritos que estão cursando o último ano do ensino médio são 20.715 – 29,4% do total.

(Com: Guilherme Cavalcante)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Chile

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Dólar fecha em baixa de 0,26%, a R$ 5,5472, com ajustes e alta do petróleo

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Trabalhador tem moto furtada em frente à Controladoria Geral do Município no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado

Política

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Lula sugeriu que Trump 'reveja alguns de seus posicionamentos' quando voltados a interferir em assuntos internos do Brasil

MidiaMAIS

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Beto Avelar (PP) chegou à Baspilica de Aparecida do Norte, nesta quinta-feira (17)

Cotidiano

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

O bloqueio ocorrerá ao longo do dia, entre os kms 484 e 486, próximo à antiga Uniderp Agrárias