Maioria no Enem em MS, mulheres lotam cursinhos e buscam qualificação
A divulgação do perfil dos mais de 70 mil inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Mato Grosso do Sul evidenciou que a maioria dos candidatos que farão a prova serão mulheres e número também reflete nas salas de aula dos cursinhos pré-vestibular. A coordenadora pedagógica do Instituto Luther King, Renilda Ferreira dos […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A divulgação do perfil dos mais de 70 mil inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Mato Grosso do Sul evidenciou que a maioria dos candidatos que farão a prova serão mulheres e número também reflete nas salas de aula dos cursinhos pré-vestibular.
A coordenadora pedagógica do Instituto Luther King, Renilda Ferreira dos Santos, disse que dos 140 alunos que frequentam a escola, 70% são mulheres. Para a professora, as mulheres estão cada vez mais interessadas em crescerem profissionalmente para ganharem o seu espaço.
“Aqui no instituto, temos alunas desde o terceiro ano do ensino médio e mulheres com mais de 50 anos de idade. Todos os anos fizemos um levantamento e atualmente, a maioria dos nossos alunos são mulheres. Temos alunas que são mães de adolescentes que vão para a faculdade e elas falam ‘agora que já encaminhei meus filhos, é minha vez’. É gratificante ouvir isso”, disse.
As estudantes do ensino médio também se dedicam para ingressar na universidade destacam que a presença das mulheres só evidencia o espaço que ela quer conquistar na sociedade. A aluna Inara Lara Leon, de 16 anos, está fazendo o Enem pela segunda vez e não se surpreendeu com a maioria das candidatas serem mulheres pois, para ela, a figura feminina tem conquistado o seu espaço na sociedade.
“Por muito tempo, a mulher mal terminava o ensino médio, porque ela casava cedo e também tinha essa do marido não deixar trabalhar e nem estudar, ela só ficava em casa cuidando dos filhos. E esse número alto de mulheres prestando vestibulares e Enem, mostra o quanto estamos conquistando independência para poder estudar e formar no que quer poder trabalhar”, afirmou Inara, que quer estudar nutrição ou gastronomia.
A estudante Thaynara Lemos, de 17 anos, também vai fazer o Enem pela segunda vez e sonha em estudar engenharia civil, e reforçou que não é surpresa ver mulheres sendo maioria no Enem. “Eu fiz cursinho e na minha sala tinha um público bem diverso, com pessoas de todas as idades, mas a maioria era mulheres. Acho isso muito importante, porque mostra como a nossa sociedade evoluiu e nós, mulheres, ganhamos o nosso espaço”, comentou.
6 a cada 10 inscritos no Enem em MS, são mulheres
A cada dez inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Mato Grosso do Sul, dez são de mulheres, conforme o perfil de candidatos divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O número representa 41.254 inscrições de mulheres, 59% do total – os 41% restantes representam uma população de 29.142 homens.
Ao todo, são 70.396 inscrições em Mato Grosso do Sul, que representam apenas 1,4% das 5.095.308 inscrições realizadas em todo o país. Deste total, a maioria, 27,3%, é de pessoas entre 21 e 30 anos – 19.243 pessoas inscritas. Na sequência, vem os jovens de 17 anos (12.099 inscritos, 17,2% do total). Jovens de 18 anos surgem logo atrás (10.302 inscritos, 14,6% do total). Contudo, chama atenção as pessoas entre 31 e 59 anos: o grupo totaliza 13,9% das incrições, um total de 9.789 pessoas. O menor índice é de idosos, com apenas 134 candidatos (0,2% do total).
Nas questão racial, pardos (43,8% – 30.811 candidatos) superam brancos (41,9% – 29.508 candidatos) entre os inscritos. Amarelos e indígenas são 2,3%, cada, enquanto pretos são 7,9%. Não declararam cor 1,8% do total, que representa 1,298 pessoas.
Já em relação á situação do ensino médio, a maioria das inscrições no Enem são de pessoas que já concluíram esta etapa (57,5%): cerca de 40,5 mil pessoas. Inscritos que estão cursando o último ano do ensino médio são 20.715 – 29,4% do total.
(Com: Guilherme Cavalcante)
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
Traficante é preso em Ponta Porã com carga de cocaína avaliada em R$ 6 milhões
Veículo chamou a atenção por estar com a suspensão baixa
Antes suplente, Luiza comemora representação autêntica das mulheres na Câmara com eleição
Luiza Ribeiro (PT) e Ana Portela (PL) foram as únicas mulheres eleitas vereadoras em Campo Grande no último domingo (6)
Prefeitos de 30 municípios conseguem se reeleger em Mato Grosso do Sul
Número representa 38% das prefeituras do Estado
Vereador morre antes de saber que foi reeleito em cidade do Piauí
O vereador de Sebastião Barros (PI) Geraldo Corado (MDB), morreu minutos antes de saber o resultado oficial divulgado pela Justiça Eleitoral
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.