O ‘’, mês dedicado a ações de conscientizações no trânsito, começou em todo país e em Mato Grosso do Sul, através do , campanha terá tema “No Trânsito, o sentido é a vida”. Palestras e blitz educativas deverão acontecer durante todo o mês para públicos de diversas idades.

Já na manhã desta quinta-feira (2), o departamento iniciou as atividades com a palestra “Detran vai onde o idoso está”, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Popular. Neste caso, especialmente, a intenção, segundo a diretora de Educação para o Trânsito, Elijane Coelho, é levar orientações práticas sobre os cuidados que devemos ter no trânsito, tanto com relação a motoristas como para pedestres e demais usuários das vias urbanas.

Na sequência, serão desenvolvidas atividades em escolas da rede particular e pública, em e no interior do Estado, onde a programação também teve início hoje.

Está previsto para a próxima terça-feira (7) o lançamento oficial do Maio Amarelo pelo GGIT (Gabinete de Gestão Integrada no Trânsito) do qual fazem parte, além do Detran-MS, a Agetran (Agência Municipal de Trânsito de Campo Grande) e o BPMTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e outros órgãos e entidades relacionados ao trânsito e preservação de vida.

Fiscalização

Em conjunto com a equipe de Fiscalização do Detran-MS, os gestores de educação estarão em ações realizadas aos domingos do Parque dos Poderes a partir do dia 11 de maio, das 7h às 13h. O local permanece fechado para o trânsito de carros neste período conforme a Lei Estadual Amigos do Parque, sob a supervisão do Detran-MS.

Bosque dos Ipês

Um espaço dedicado ao Maio Amarelo estará disponível também no Shopping Bosque dos Ipês, na saída para Cuiabá, a partir do dia 10. No local, haverá um stand para visitação com atendimento aos finais de semana para orientação educativa e exibição do filme que é carro chefe da campanha.

55ª Expoagro

A partir do dia 10, o Detran-MS estará com espaço para a divulgação da Campanha e demais atividades durante a 55ª Expoagro, no parque de exposições que fica na Rua Valério Fabiano, 100, bairro Jardim Alhambra em Dourados.

RotaryClube

A partir do dia 5, o Rotary Clube estará realizando a distribuição de onze mil lixo cars alusivos à data, em cinco pontos de Campo Grande. A ação será acompanhada por gestores do Detran-MS e deverá acontecer somente aos domingos das 7h30 às 12h.

 Workshop

O Maio Amarelo será finalizado no dia 29 com a realização do Workshop Crimes de Trânsito, previsto para começar às 14h no auditório da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul). Na ocasião, haverá palestras com representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público e da própria Ordem dos Advogados. A ação será voltada para profissionais da área e acadêmicos. Haverá também, uma mesa redonda para debates sobre o assunto com representantes do Departamento de Trânsito do Estado e demais áreas.