Se a má qualidade do serviço, o preço alto e a lotação nos ônibus não eram suficientes, os passageiros do enfrentam mais um problema em : uma onda de furtos. Já são seis casos de furto em ônibus lotados apenas nesta segunda (8) e terça-feira (9), quando os criminosos aproveitam o tumulto para abrir a bolsa ou mochila dos usuários.

Na última segunda-feira (8), pelo menos cinco idosos foram furtados em ônibus lotados em Campo Grande. As vítimas estavam em coletivos das linhas 080 (Aero Rancho/General Osório), 082 (Aero Rancho/Shopping Campo Grande) e 087 (Guaicurus/General Osório) e tinham entre 63 e 77 anos. Entretanto, um novo caso mostrou que não são apenas os idosos os prejudicados.

Na tarde desta terça-feira (9), a estudante Gabrielly Pereira Pires, de 20 anos, foi a nova vítima dos furtos. Ela conta que estava em um ônibus da linha 081 (Nova Bahia/Bandeirantes), quando um ladrão abriu uma mochila e pegou a carteira, que guardava seus documentos, um cartão e R$ 30.

“O ônibus estava superlotado e eu lembro de ter fechado bem a mochila quando entrei. Quando desci dele, senti a mochila leve e percebi que estavam abertos dois bolsos da mochila”, relata a estudante.

O relato das vítimas mostra que os criminosos têm praticado os furtos no período da tarde e sempre da mesma maneira: aproveitando a confusão do veículo lotado e a distração e cansaço do passageiro. Gabrielly ainda tem esperanças de encontrar seus documentos, mas afirma que a partir de agora vai ser mais cautelosa. “[Vou] tomar mais cuidados no ônibus, evitar mochila nas costas quando entrar, entre outras coisas”, diz.

Furto a idosos no ônibus

Na segunda-feira (8), foram cinco furtos em apenas cinco horas nos ônibus em Campo Grande. O primeiro caso ocorreu por volta das 10h30, quando uma idosa de 63 anos disse que estava no ônibus linha 080. O ladrão abriu a bolsa e levou a carteira com os documentos e R$ 951, valor que seria usado para pagar o apartamento.

Outro caso ocorreu às 12h50, com uma mulher de 63 anos que estava no ônibus da linha 087. Ao desembarcar no terminal Guaicurus, percebeu que a carteira com documentos e dinheiro havia desaparecido de sua bolsa. O terceiro caso registrado ocorreu às 13h30, quando um homem de 77 anos ia para a casa no ônibus da linha 087. Ao descer no terminal Guaicurus, se deu conta de que a carteira com CPF e o dinheiro de toda a sua aposentadoria haviam sido levados.

O quarto caso ocorreu por volta das 14h15, envolvendo uma idosa de 66 anos. A vítima estava no ônibus da linha 082 quando foram levados cartões bancários e de benefícios. Por volta das 15h30, uma mulher de 64 anos estava no ônibus da linha 087 quando teve o aparelho de telefone celular furtado da bolsa.

(Colaborou Renan Nucci)