A Justiça acatou o pedido da Defensoria Pública e proibiu o fechamento de quatro escolas estaduais em . A decisão do juiz Marcel Henry Batista de Arruda, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, é para a continuidade do funcionamento das escolas, ao menos em 2019.

As escolas em questões são: Escola Estadual Riachuelo; Escola Estadual Professor Otaviano Gonçalves da Silveira Junior; Escola Estadual Zamenhof e Escola Estadual Consuelo Müller.

A Defensoria Pública-Geral do Estado publicou no DOE (Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul), na última sexta-feira (11), para a abertura de procedimento para apuração preliminar em desfavor do Estado de Mato Grosso do Sul com relação à desativação das quatro escolas estaduais.

O reordenamento das escolas

A SED aplicou, neste ano, plano de reordenação nas escolas estaduais e fechou a Escola Zamenhof, que funcionava em prédio alugado. Os alunos puderam escolher onde estudariam.

Na Escola Otaviano Gonçalves, com 600 alunos, no Residencial Flamingos, quando foi anunciada a desativação, os alunos teriam que ser transferidos à Escola Arlindo Gomes de Andrade, no mesmo bairro.

Escola Riachuelo, a comunidade escolar não aceitou de bom grado a fechamento, que foi chamado de desativação, e transferência dos cerca de 400 alunos para a Escola Estadual Hércules Maymone.

Na Riachuelo funciona o AJA (Avanço do Jovem na Aprendizagem) – que corrige a distorção de série de alunos em situação mais vulnerável. Além das reclamações com relação à distância, de cerca de seis quilômetros entre as duas escolas, os estudantes temiam ser alvo de discriminação.