Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça nega recurso e prefeitura deve fornecer leite específico para gêmeos alérgicos

Os desembargadores da 3ª Câmara Cível negaram, por unanimidade, um recurso do município de Bela Vista e mantiveram a condenação em 1º Grau para que seja disponibilizado junto ao Governo do Estado, um tipo de leite especifico para gêmeos carentes da cidade a 324 quilômetros de Campo Grande. De acordo com o TJMS (Tribunal de […]
Arquivo -
(Ilustrativa
(Ilustrativa

Os desembargadores da 3ª Câmara Cível negaram, por unanimidade, um recurso do município de e mantiveram a condenação em 1º Grau para que seja disponibilizado junto ao Governo do Estado, um tipo de leite especifico para gêmeos carentes da cidade a 324 quilômetros de .

De acordo com o (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a mãe das crianças ajuizou uma ação de obrigação informação que durante a transição láctea os bebês desenvolveram desnutrição grave com edema nutricional e a produção de leite não era suficiente para garantir ganho de peso adequado.

Por conta da complicação, os bebês precisam fazer uso do leite NAN 1, sendo oito latas para cada, por mês, mas a mãe não teria condições financeiras de adquirir o produto ingressando então com a ação judicial pedindo que os entes públicos forneçam o alimento especial, sob pena de multa.

Em primeiro grau ficou decidido que o Município e o Estado forneçam o leite em pó na quantidade de oito latas por mês, pelo tempo necessário, condicionada à apresentação quadrimestral da prescrição médica.

O município de Bela Vista recorreu da decisão alegando que o alimento não é fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) já que não é medicamento, sustentando existir outros medicamentos que podem ser indicados no caso dos gêmeos, mais eficientes e com custo menor.

Para o desembargador e relator do processo, Amaury da Silva Kuklinski, foi comprovada por laudo médico a necessidade do consumo do leite especifico, apontando então o dever do Estado em assegurar o insumo, medicamento, aparelho, utensílio ou procedimento que é essencial à preservação a vida de pacientes.

“Tanto o Estado quanto o Município têm a obrigação solidária de assegurar o tratamento de que necessita a população a fim de garantir o direito à saúde e à vida. Assim, a responsabilidade dos entes públicos é solidária e há exigência de atuação integrada do Poder Público como um todo, isto é, União, Estado e Município para garantir a saúde de todos, como disposto nos artigos 196 e 227 da Constituição Federal. (…) É inquestionável a hipossuficiência dos autores, não podendo deixar de levar em conta a declaração de pessoa carente e que se encontra representada pela Estadual, o que se presta, de forma suficientemente segura, para caracterizar a sua carência financeira”, ressaltou o relator do processo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional