Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça determina que plano de saúde deve manter atendimento a paciente em clínica descredenciada

Decisão dos desembargadores da 3ª Câmara Cível foi unânime ao considerar procedente o pedido de um paciente que entrou com ação para que seu plano de saúde continuasse a arcar com despesas de tratamento clínico, mesmo após descredenciamento da unidade. De acordo com os autos, o plano de saúde se negava a manter o tratamento […]
Arquivo -

Decisão dos desembargadores da 3ª Câmara Cível foi unânime ao considerar procedente o pedido de um paciente que entrou com ação para que seu plano de saúde continuasse a arcar com despesas de tratamento clínico, mesmo após descredenciamento da unidade.

De acordo com os autos, o plano de saúde se negava a manter o tratamento do autor da ação, que é portador de Milelomeningocele e Hidrocefalia e que há cinco anos realizava tratamento em fisioterapia numa clínica especializada.

Consta nos autos que o autor teve conhecimento da descontinuidade de seu tratamento após o descredenciamento do estabelecimento sem qualquer justificativa e que nem sequer foi notificado pelo plano acerca da desabilitação da clínica de fisioterapia.

A argumentação do autor traz que o tratamento fisioterápico é imprescindível para estabelecer qualidade de vida à sua condição, que é incurável. Ele também alega que a relação de confiança com os profissionais da clínica descredenciada foi estabelecida.

Em defesa, o plano de saúde alega que houve preliminar de litigância de má-fé por parte do autor, já que ele teria omitido que saberia do processo de descredenciamento do estabelecimento.

Na sequência, o paciente requereu tutela recursal com o deferimento da antecipação de tutela de urgência. No mérito, o auto requereu que o tratamento seja continuado na clínica de fisioterapia e com os profissionais dos quais já está habituado, mediante reembolso das despesas, tendo em vista o caráter terapêutico e psicológico desenvolvido.

Decisão

O relator do processo, desembargador Paulo Alberto de Oliveira, observou que o paciente já está sendo assistido por clínica com a qualificação técnica necessária para o seu tratamento e que, aliás, está rendendo bons resultados. Por outro lado, até o presente momento a cooperativa médica não demonstrou que comunicou o consumidor do descredenciamento da Clínica.

“Não há dúvidas sobre a existência de perigo de dano irreparável na medida pleiteada pelo agravante, diante do seu quadro clínico sensível, o qual é cadeirante, apresenta controle de cabeça e tronco, tem movimentação de membros superiores, consegue pegar e manter objetos e lançar, consegue levar o alimento à boca, e realiza atividades escolares com a ajuda de auxiliar”.

Com a decisão, fica autorizado o autor a seguir com o tratamento no local e com os profissionais habituais, mediante reembolso das despesas, sob pena de multa diária no valor de R$ 500 por cada descumprimento da decisão, a ser comprovado pelo autor mediante a apresentação da negativa de atendimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
indígena

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

parques

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Neste domingo, mais de 100 médicos estarão trabalhando nas UPAs e CRSs

Cotidiano

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

Em Campo Grande, a previsão é de temperaturas amenas, de 17°C a 28°C

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado