IPVA, DPVAT e licenciamento 2019: tire as dúvidas para evitar atrasos e multas
IPVA, DPVAT e licenciamento. Quem tem um veículo automotor precisa ficar atento às datas de pagamento. A cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já começou. O pagamento é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo do veículo. Já o seguro obrigatório, o DPVAT, teve mudança no ano passado. Agora, os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
IPVA, DPVAT e licenciamento. Quem tem um veículo automotor precisa ficar atento às datas de pagamento. A cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já começou. O pagamento é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo do veículo. Já o seguro obrigatório, o DPVAT, teve mudança no ano passado. Agora, os proprietários devem entrar no site da seguradora para emitir o boleto de pagamento.
IPVA – De competência da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) é anual e o valor arrecadado, observado os percentuais previstos em lei, é rateado entre o Estado e o Município onde o veículo foi licenciado e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Existem duas opções de pagamento para o IPVA de 2019 em Mato Grosso do Sul: em parcela única, até 31 de janeiro de 2019, com 15% de desconto no valor apurado; e em até cinco parcelas, sem desconto.
De acordo com a legislação estadual, proprietários podem ter direito a desconto, imunidade, isenção e ainda redução do valor a ser pago ao fisco. Para saber se o veículo se enquadra em uma das categorias, basta conferir no site do governo do Estado.
DPVAT – O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) é administrado pela Seguradora Líder – designada pelo Governo Federal.
O seguro foi criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em todo o País. Do valor pago pelos proprietários, 50% são destinados, diretamente pela rede bancária, ao Ministério da Saúde (45%) e ao Departamento Nacional de Trânsito (5%). A outra parte (50%) é direcionada à Seguradora para o pagamento das indenizações das vítimas. O DPVAT, terá redução média de 63,3% em 2019
A guia de recolhimento deve ser retirada no site. As taxas variam dependendo de cada tipo de veículo.
Licenciamento – A cobrança do Licenciamento Anual de Veículo ocorre a partir do mês de abril de 2019.
O licenciamento é basicamente uma autorização para que seu veículo possa continuar a trafegar pelas ruas e estradas livremente. É um documento de porte obrigatório e deve ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado, sob pena de multa e perda de pontos na carteira, caso não esteja portando o documento ou esteja com o licenciamento atrasado.
A data de vencimento varia de acordo com o dígito final da placa do veículo e pode ser consultada no site www.detran.ms.gov.br. O valor arrecadado é investido em campanhas educativas e infraestrutura.
O licenciamento pode ser pago em qualquer Agência do Detran ou na rede bancária credenciada: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Casas Lotéricas e Banco Postal dos Correios e Rede Pague Fácil.
Notícias mais lidas agora
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
- VÍDEO: Furacão Milton ganha ‘Big Brother’ com câmeras ao vivo na internet
Últimas Notícias
Bioparque Pantanal realiza evento global de observação de aves
O Bioparque Pantanal realiza o Big Day, evento global que reúne grupos em todo o mundo para a observação de aves, neste sábado (12). Trata-se da terceira vez que o local recebe os participantes no Parque das Nações Indígenas. Os observadores terão desafios como identificar aves em diferentes níveis de dificuldade, compartilhar uma foto da…
Missões internacionais dizem que eleições ocorreram de forma ordenada
Os representantes do Parlasul reconheceram que o pleito ocorreu de forma pacífica
1,1 mil celulares apreendidos em presídios de MS são entregues a alunos de escolas públicas
Dispositivos passam por rigorosa verificação
STF deve derrubar bets se regulamentação for insuficiente, defende AGU
A AGU disse que, apesar da regulamentação da matéria
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.