Apesar do cenário de dificuldades enfrentado pela educação brasileira, os Institutos Federais seguem com a árdua tarefa de despertar nos estudantes o gosto pela ciência e, mais ainda, pelo desenvolvimento de tecnologias que além de transformar suas vidas ajudem a melhorar a realidade à sua volta. Em Mato Grosso do Sul, o ano foi não foi diferente das demais unidades do País no quesito corte de gastos. Mas, foi possível seguir adiante com os trabalhos apertando os cintos e seguindo com o que era prioridade: a educação para mais de 15 mil estudantes.
Institutos superam desafios para fazer da ciência e tecnologia ferramentas de transformação social
(Danúbia Burema, Jornal Midiamax)

Ao longo dos 7 anos de trajetória, o (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) tem sido o berço de diversos projetos importantes e que, inclusive, já tem dado frutos para as comunidades à sua volta.

É o caso de site feito por estudantes do campus de Aquidauana sob medida para atender às necessidades da Associação Pestalozzi, que atende 100 crianças com deficiência.

Outro projeto promissor e que promete resolver o impasse entre o aumento da produção agrícola e o uso de agrotóxicos também foi iniciado no Instituto. Com patente registrada, ele vem sendo aperfeiçoado e traz tecnologia aplicada a um especial para possibilitar que sejam identificadas plantas com pragas, aumentando a precisão na aplicação dos pesticidas.

As iniciativas foram apresentadas em série de matérias do Jornal Midiamax. Apesar do contingenciamento feito pelo , os trabalhos seguem a todo vapor no IFMS para dar continuidade nas propostas inovadoras, que têm ampliado os horizontes dos estudantes. Confira no infográfico os resultados alcançados até o momento.

Nas matérias, são detalhadas as propostas e seus resultados. Elas são apenas uma parte do trabalho desenvolvido. Para quem trabalha no local, a satisfação de ver o despertar da ciência não tem preço.

Confira nos links abaixo a série que traz informações sobre os resultados obtidos por meio do trabalho desenvolvido pelo IFMS:

 

Institutos superam desafios para fazer da ciência e tecnologia ferramentas de transformação social
Mesmo com R$ 16.948.528,00 bloqueados, IFMS conseguiu seguir com atividades sem cortar serviços oferecidos aos estudantes. (Assessoria IFMS)

Em ano de cortes, IFMS apontou caminho para institutos federais enfrentarem contingenciamento sem prejudicar estudantes – Foi um ano difícil para a educação no País. Cortes feitos pelo Governo Federal pegaram universidades e institutos federais de surpresa, forçando a suspensão de diversas atividades. Foi em meio a esse cenário que o IFMS serviu de exemplo para todo o País, mostrando o caminho para que a situação não prejudicasse os estudantes. Com apenas 42% do orçamento inicial previsto para o primeiro semestre, o Instituto teve que se reinventar. Confira o restante da matéria clicando aqui.

 

Institutos superam desafios para fazer da ciência e tecnologia ferramentas de transformação social
Aluno usando site desenvolvido por estudantes do IFMS. (Divulgação)

Interatividade para superar limitações: projeto de extensão muda realidade de alunos da Pestalozzi – Aplicar a ciência e tecnologia para mudar a realidade da comunidade à sua volta. Esse foi o lema de alunas do IFMS campus de Aquidauana, que desenvolveram projeto sob medida para atender às necessidades de cerca de cem crianças atendidas pela Associação Pestalozzi no município. Confira o restante da matéria clicando aqui.

 

Institutos superam desafios para fazer da ciência e tecnologia ferramentas de transformação social
O que começou como trabalho de ensino médio foi se transformando em projeto premiado sendo apresentado até no Japão. (Divulgação IFMS)

Tecnologia para drone desenvolvida por estudante de MS pode alavancar produção e reduzir uso de agrotóxicos – Projeto iniciado no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) pode ser solução para o difícil impasse entre o aumento da produção agrícola e o uso de agrotóxicos. Desenvolvida em MS, que está posicionado como um dos maiores produtores de grãos do País e do mundo, a tecnologia aplicada a um drone especial está sendo aperfeiçoada para possibilitar que sejam identificadas plantas com pragas, aumentando a precisão na aplicação dos pesticidas. Confira o restante da matéria clicando aqui.

Os campi do Instituto estão espalhados por pontos estratégicos do Estado, a fim de oferecer a maior cobertura possível. Neles, são oferecidos cursos de nível médio, graduação e pós. As localizações podem ser conferidas no mapa abaixo.

Institutos superam desafios para fazer da ciência e tecnologia ferramentas de transformação social
(Danúbia Burema, Midiamax)