Desde 2015 a buscava um espaço sem custo para o desenvolvimento de suas atividades e uma das alternativas encontradas, foi a de prospectar um imóvel público federal. À época, vislumbrou-se a possibilidade de utilizar parte do imóvel do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – , que estava em desativação de suas atividades administrativas em .

Em 2017 foram realizados contatos entre a UFGD e o DNIT, através da Superintendência Regional no Estado do Mato Grosso do Sul, para uso do imóvel, que possui aproximadamente 10.000 m² de área, sendo 1.513 m² de área construída.

Para a plena efetivação desta cessão, a UFGD contou com o apoio político da Senadora que não limita esforços para concretizar ações de relevância para a Universidade. O processo está concluído, aguardando o ato oficial que é a publicação da cessão pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), no Diário Oficial da União.

Vale ressaltar que o imóvel é situado no bairro Vila Industrial, próximo a outros, como: Parque das Nações I e II, Vila São Brás, Jóquei Clube e João Paulo II; uma região que necessita de políticas públicas, sociais, educativas e de saúde.

Além de melhor aproveitamento e racionamento dos recursos públicos, a utilização do espaço visa atender às demandas da sociedade e ampliar os serviços a serem prestados pela UFGD à comunidade, inclusive na área de saúde.