Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo cria comissão estadual para prevenir e erradicar trabalho escravo em MS

O Governo de MS publicou um decreto nesta quinta-feira (19) que institui a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo. A Comissão é vinculada à Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e tem o objetivo de propor mecanismos para prevenir e erradicar o trabalho escravo no estado. A comissão será […]
Arquivo -
Foto: Divulgação/MPT
Foto: Divulgação/MPT

O Governo de MS publicou um decreto nesta quinta-feira (19) que institui a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo. A Comissão é vinculada à (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e tem o objetivo de propor mecanismos para prevenir e erradicar o trabalho escravo no estado.

A comissão será comporta por representantes da PGE (Procuradoria-Geral do Estado), Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho), Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), SED (Secretaria de Estado de Educação), Semagro (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Funtrab (Fundação do Trabalho de MS). Poderá também ter integrantes de entidades não governamentais.

O decreto ainda diz que a comissão também pode ter integrantes do TRT 24ª Região (Tribunal Regional do Trabalho), MPT (Ministério Público do Trabalho), (Tribunal de Justiça do Estado de ), MPF (Ministério Público Federal) e MPE (Ministério Público Estadual). A participação será considerada prestação de serviço relevante, não remunerada.

A comissão deve acompanhar o cumprimento de ações no Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo; elaborar o Plano Estadual; acompanhar e avaliar os convênios e ajustes de cooperação técnica na área de erradicação do trabalho escravo, firmados pelo Estado de Mato Grosso do Sul e pelos organismos nacionais, estaduais e municipais, bem como as parcerias realizadas com as entidades não governamentais; elaborar e propor a realização de estudos e pesquisas, bem como incentivar campanhas que visem a coibir o trabalho escravo no Estado.

Deve, ainda, acompanhar a tramitação de projetos de lei relacionados com a prevenção e o enfrentamento ao trabalho escravo; apoiar a criação de comitês ou comissões assemelhadas nas esferas regional e municipal para monitoramento e avaliação das ações locais; manter contato com setores de organismos internacionais que tenham atuação no enfrentamento ao trabalho escravo; encaminhar denúncias relacionadas ao trabalho escravo aos órgãos competentes; promover a articulação interinstitucional em apoio às operações de combate ao trabalho análogo ao de escravo; elaborar e aprovar o seu Regimento Interno.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bortoleto sente início ruim, mas prega calma e se inspira em Russell: ‘Aprender e melhorar’

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Incêndio repentino destrói casa em Três Lagoas

Cruzeiro faz boa apresentação e despacha o Bahia no Mineirão, com dois gols de Kaio Jorge

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

Remo ‘fura’ a retranca do Botafogo-SP e arranca o empate no fim pela Série B

Últimas Notícias

TV & Novela

Maria de Fátima garante que se casará com Afonso Roitman: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 18/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (18)

TV & Novela

Madalena experimenta vestido de noiva: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 18/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (18)

TV & Novela

Edu confirma gravidez de Celeste: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 18/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (18_

Polícia

VÍDEO: em meio a comboio de caminhonetes, multidão e confusão, influenciador Rincon é preso no MT

Confusão com prisão aconteceu na noite desta quinta-feira (17)