Ainda sem previsão de pagamento de salários, 13° e tickets de alimentação, os funcionários da podem estar sem receber devido a uma suposta falta de documentação repassada ao Governo.

Segundo o secretário Carlos Alberto de Assis, da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), não há problemas em repassar os valores, pois há dinheiro em caixa. O que pode estar atrasando o pagamento é a falta de documentação repassada pela Vyga.

“Falta de repasse porque não tem a documentação necessária. O problema é que a documentação que precisa para ela [terceirizada] receber, não está sendo entregue”, disse Assis ao Jornal Midiamax.

A reportagem entrou em contato com a Vyga e foi informada que um posicionamento oficial deverá ser comunicado nesta quinta-feira (3). Falta de documentação encaminhada ao Governo do Estado não foi confirmada pela empresa.

Quase sem esperança

O Jornal Midiamax acompanha a situação há quase duas semanas, mas o clima é de desesperança e falta de informações entre os funcionários da Vyga.

“Não sabemos de nada, nem ligaram para nós. Estamos em casa só comendo o que os outros nos dão, meu marido está desempregado e já são quase dois meses de salário atrasado. Tenho seis filhos, não sei o que fazer”, conta a funcionária da empresa, que terá a identidade preservada.

A trabalhadora conta que contou com a solidariedade de uma vizinha para passar as festas de fim de ano. Até mesmo o Steac-MS (Sindicato do Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de Mato Grosso do Sul) não tem respostas aos trabalhadores.

“Nenhuma informação, está difícil a situação. Estamos esperando o judiciário voltar para entrar com uma ação judicial contra a empresa”, explica Wilson Gomes, presidente do sindicato. “Não tem justificativa este atraso, eles só falam que não têm dinheiro para pagar. Falam que estão em crise, aí não pagam ninguém”, afirma.

O governo do Estado informou que não há repasses atrasados há meses para a empresa. Em 2018, a empresa Vyga – Prestadora De Serviços De Conservação E Asseio Ltda teve o valor de R$ 19.948.821,90 empenhados para a execução de limpeza, conservação e outros serviços aos órgãos do governo do Estado. Desse valor, R$ 19.016.912,95 já foram liquidados. Efetivamente depositados à empresa, estão R$ 18.052.516,23, conforme o Portal da Transparência.

*Colaborou: Mylena Rocha