A lista de sorteados para 602 apartamentos da (Agência de Habitação Popular) de Mato Grosso do Sul foi divulgada na manhã deste sábado (29) e já gerou dúvidas e reclamações dos inscritos. Na lista, alguns candidatos foram sorteados para apartamentos em dois residenciais diferentes.

Isso ocorre porque os empreendimentos foram sorteados por ordem alfabética, assim, se no primeiro uma pessoa foi sorteada como reserva, ela continua concorrendo no próximo. Uma vez selecionada como principal – como ganhadora do apartamento, ela sai da lista de concorrentes do sorteio seguinte.

Em um dos casos apontados pelos inscritos que entraram em contato com o Jornal Midiamax, uma pessoa foi contemplada como principal na listagem dos sorteados para apartamentos do Residencial Laranjeiras. No entanto, a mesma pessoa também estava como reserva na lista do residencial Aero Rancho VIII.

Outro exemplo é uma inscrita que foi sorteada como reserva na lista de dois residenciais, o que também acabou gerando questionamentos.

De acordo com a Agehab, se um candidato foi sorteado como principal e como reserva, é a lista que ele está como principal que vale. A agência garante que não há duplicidade e que ninguém ganhará dois apartamentos.

“Vamos supor, no sorteio do Aero Rancho 7 a pessoa foi [sorteada] como reserva. Aí quando foi sortear o Aero Rancho 8, ela entrou como principal. O que vale é o principal. Por mais que ela saia como reserva, se ela foi sorteada como principal, não toma a vaga de outro. Ela está cadastrada como principal, não tem como ganhar duas vezes”, explica a assessoria da Agehab.

Além disso, segundo a assessoria do Governo do Estado, cada residencial é um processo de seleção, a pessoa só não pode ser a principal duas vezes. Uma vez selecionada como principal, ela sai da lista de seleção.

“Então, você pode ter uma família na lista de reserva num empreendimento e depois no próximo empreendimento ela estar na lista principal. Uma vez sorteada como principal, ela sai da lista de seleção.
Enquanto a família estiver concorrendo, ela está na lista, então ela pode ser reserva em mais de um empreendimento. O importante é entender que ela só será beneficiada uma única vez. No caso dela ser reserva e ser chamada ela deverá optar por um único apartamento”, esclarece o Governo.

O sorteio seguiu critérios federais, já que uma portaria do Ministério das Cidades regulamenta o processo de seleção. “Os candidatos indicados na lista de suplentes continuam no cadastro habitacional e podem participar concomitantemente da seleção de outros empreendimentos”, diz o documento.