Mais de 600 alunos da Rede Municipal de continuam sem saber onde irão estudar no próximo ano. Depois de quase duas horas de reunião nesta quarta-feira (11) entre a prefeita Délia Razuk, o secretário de Upiran Jorge Gonçalves e a Comissão de Educação  da , não foi encontrada nenhuma  uma solução concreta para o problema.

“Até o momento ainda não chegamos a um acordo. O que ficou definido  é que a prefeitura abriu uma porta para discutir o problema com secretaria estadual de educação”, disse o presidente da Comissão de Educação, Elias Ishy.

”Nesse sentido foi marcada uma reunião com a secretária estadual de educação para a próxima quarta-feira às 14h30,  em Campo Grande,  com a participação da bancada deputados que representam o município”, explicou o presidente da Câmara de Vereadores de Dourados, Alan Guedes. Ele também acompanhou a conversa com a prefeita.

Desde que o impasse foi criado em relação às propostas de municipalização e também de fechamento das salas  de aula de 8 º e 9 º , de cinco escolas municipais,  professores e pais de alunos estão tentando uma negociação com a prefeitura e também com o governo do Estado. “A comunidade escolar foi barrada na hora de discutir o seu próprio destino”, disse o presidente do (Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Dourados), Juliano Mazzini.

Arbitrariedade

“Tudo isso está acontecendo porque simplesmente a prefeita tomou uma decisão arbitrária e a toque de caixa, sem ouvir a comunidade escolar”, disse a presidente do Conselho de Diretores, Deumeires de Morais. Ela  é diretora da Clarice  Bastos Rosa, uma das cinco que serão afetadas pela decisão da prefeitura.

Para Cristiano Morel, que tem dois filhos que estudam na Escola Caic, a situação é preocupante, na medida em que o tempo passa e nada é resolvido. “O pior é que tomaram uma decisão que afeta vida de muitas famílias sem nenhuma consulta aos interessados. Meu sentimento é de tristeza e traição”, desaba o pai.