O assinou nesta terça-feira (31) a ordem de início das obras de revitalização da Praça Central da Moreninha III, orçada em R$ 325,9 mil. A Praça tem cerca oito mil metros quadrados e receberá melhorias no campo de futebol, terá cerca com alambrados, refletores de iluminação, além da construção de pista de caminhada, um playground, bebedouros e equipamentos de ginástica.

De acordo com o secretário da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, as obras devem iniciar na primeira semana de janeiro e a previsão de entrega é de seis meses. O diretor presidente da Funespe (Fundação Municipal de Esportes), Rodrigo Terra, ressaltou a importância da reforma estrutural do campo, que até então só é focado no futebol. “Com o novo planejamento, vamos fazer com que o espaço seja mais utilizado, criaremos estruturas para outras faixas etárias, atendendo a toda a família”.

O Prefeito de , durante o ato de assinatura, relembrou as dificuldades da população que usufruem do espaço e também daqueles que são prejudicados, de certa forma, com a estrutura do local. “Os jogadores trocavam de roupa ao ar livre, agora terão um espaço adequado para isso, apenas o futebol acontecia aqui e ainda assim só durante o dia, agora com os refletores será possível jogar a noite. A família vai poder praticar atividade física, as crianças poderão brincar, um ambiente pensado onde todos serão beneficiados”, afirmou Marquinhos.

36 anos de história

O campo de futebol, atualmente denominado como Praça Central da Moreninha III, surgiu em 1983. O presidente da associação de moradores da região, Valdecir Oliveira Souza, enche os olhos de emoção ao lembrar a história do espaço. Com um mural de fotos antigas na mão, ele conta que em 1984 os moradores fizeram o primeiro campeonato de futebol.

Fundada em 83, praça da Moreninha ganha revitalização pela 1ª vez
Valdecir mostra lembranças dos primeiros jogos de futebol que aconteceram no campo, fundado em 83 (Foto: de França, Jornal Midiamax)

“Nós rastelávamos esse campo para poder jogar, era cheio de pedregulho e aquele terrão vermelho, os moradores ao redor reclamavam da poeira que subia. Através de patrocínio conseguimos grama e os próprios moradores, usuários do campo, que plantamos. Hoje é gratificante ver o quanto esse espaço desenvolveu”, relembra o presidente.

Valdecir também conta que há oito anos o trâmite para essa obra estava travado. “Fizemos um projeto de reforma para o campo e conseguimos emenda parlamentar, mas ficou travado por oito anos na Caixa Econômica. Graças a Deus e a ajuda dos políticos que a verba foi liberada. A palavra para esse dia é gratidão, por todos que se empenharam e viram desde o começo a luta”, diz.

Em sua palavra, o Vereador Chiquinho Telles sugeriu que a praça central recebesse um novo nome após a reforma, em homenagem a um senhor chamado Disvaldo, que todos os dias, de sol e chuva, estava no local vendendo espetinho. “Ele se foi, mas ficou em nossa memória, pelo carinho e atenção com os usuários do espaço. Vou levar à Câmara Municipal a sugestão de nome como Praça do Espetinho e espero conseguir aprovação dos colegas de trabalho”, pontuou o parlamentar.

Fundada em 83, praça da Moreninha ganha revitalização pela 1ª vez
Planejamento da nova estrutura da Praça Central Moreninha III (Foto: Leonardo de França, Jornal Midiamax)