Já estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Cinema da (Rede Municipal de Educação) de . Podem participar estudantes da educação básica e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e as escolas podem inscrever as produções cinematográficas até o dia 31 de outubro.

O objetivo do festival é incentivar e revelar a produção artística e criativa dos estudantes por meio da linguagem cinematográfica. O projeto Educomunicação contempla cerca de 30 escolas da Reme, mas o festival é aberto a todas as escolas do município, já que várias unidades desenvolvem projetos na área de cinema.

Nesta primeira edição do Festival a temática será livre, assim como a classificação dos filmes.  O evento irá acontecer em duas etapas e cada escola da Reme pode submeter até dois curtas-metragens, com duração máxima de cinco minutos. Os jurados irão avaliar a originalidade, conteúdo, criatividade e as técnicas de imagem, som e edição utilizadas.

Para efetuar a inscrição, as escolas devem postar o curta no YouTube em link privado, com sinopse, créditos da equipe e dos responsáveis na descrição do curta. Na sequência, deverão preencher o formulário de inscrição enviado a cada unidade escolar.

Do total de inscritos, serão selecionados dez trabalhos, que serão premiados com kits compostos por materiais para incentivar novas produções. Os filmes selecionados pelos jurados serão exibidos no encerramento do evento, que acontecerá no dia 28 de novembro. A ficha de inscrição deve ser enviada pelo site.