Festa na Esplanada Ferroviária reúne 40 mil pessoas na Capital

O primeiro dia de Carnaval reuniu cerca de 40 mil foliões na Esplanada Ferroviária, conforme estimado pela Guarda Civil Metropolitana que atuou na segurança do local. Com determinação judicial para encerramento do som às 22h, cerca de 70 agentes tiveram que usar a técnica do cordão humano para dispersar a multidão. Além dos agentes, a […]
| 03/03/2019
- 13:29
Festa na Esplanada Ferroviária reúne 40 mil pessoas na Capital

O primeiro dia de Carnaval reuniu cerca de 40 mil foliões na Esplanada Ferroviária, conforme estimado pela Guarda Civil Metropolitana que atuou na segurança do local. Com determinação judicial para encerramento do som às 22h, cerca de 70 agentes tiveram que usar a técnica do cordão humano para dispersar a multidão.

Além dos agentes, a segurança do local contou com mais de 10 viaturas e um drone. Foram registradas duas ocorrências no local: um rapaz de 18 anos preso por jogar pedras contra uma viatura da guarda e uma agressão.

A folia teve início no período da tarde e seguiu noite adentro. Neste ano, TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a Prefeitura e a 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente Patrimônio Histórico, Cultural, Habitação e Urbanismo determinou horário das 14h às 22h para a realização da festa. O motivo é que o entorno da Esplanada é bem tombado como patrimônio histórico.

Folia

O horário não impediu a diversão dos foliões que no início da noite já formavam um grande público. Às 21h, a lotação atingiu seu auge com cerca de 40 mil pessoas próximas à Feira Central. Uma hora depois, para garantir o cumprimento do TAC, agentes da guarda formaram o cordão humano que levou a multidão até a Avenida Calógeras, no cruzamento com a Mato Grosso.

Ali, muitos permaneceram espalhados no entorno do Monumento Maria Fumaça até por volta das 2h. Contudo, não foram registradas ocorrências, diferente dos anos anteriores quando bombas de efeito moral foram usadas para dispersar o tumulto na região.

Veja também

Sul do país registrou temperatura mais baixa do ano

Últimas notícias