Tradicionalmente na segunda quinzena do mês de julho, as da (Rede Municipal de Ensino) de , foram mudadas para os primeiros quinze dias para que os alunos possam participar de um evento cientifico realizado entre os dias 21 a 27 do mesmo mês.

De acordo com as informações da Semed (Secretaria Municipal de Educação), a mudança no calendário foi feita para atender um ofício encaminhado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em 2018, onde foi solicitada a participação dos alunos da Reme na 71ª Reunião Anual da (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência).

A secretaria ainda ressalta que, o evento tem caráter nacional e contará com especialistas de diversas áreas da Ciência que virão a Capital para ministrar minicursos, conferências e palestras.

Ainda conforme as informações, a resolução 191, sobre a mudança de datas do recesso escolar no mês de julho, foi publicada no Diogrande nº 5424, no dia 3 de dezembro de 2018. Desde então, as unidades escolares têm informado aos pais sobre a alteração no calendário.

A Semed ressalta que alunos, produziram e enviaram cartões postais, em parceria com a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), que foram entregues aos conferencistas que participarão do evento, destacando as belezas naturais, cultura e costumes de Campo Grande e  do Mato Grosso do Sul.