Pular para o conteúdo
Cotidiano

Faltam materiais nas UBS de Campo Grande e pacientes ficam sem atendimento

Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) reclamam da falta de materiais em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Capital. O técnico em enfermagem João Francisco Ribeiro de Aquino, de 60 anos, fez um tour pelas unidades com o pai, Francisco Ribeiro de Aquino, de 91 anos, que precisa retirar uma sonda, 10 dias após […]
Arquivo -

Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) reclamam da falta de materiais em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Capital.

O técnico em enfermagem João Francisco Ribeiro de Aquino, de 60 anos, fez um tour pelas unidades com o pai, Francisco Ribeiro de Aquino, de 91 anos, que precisa retirar uma sonda, 10 dias após uma cirurgia na próstata. O técnico procurou 3 unidades de saúde e afirma que o pai não foi atendido por falta de materiais para realizar os procedimentos.

“Primeiro eu levei ele ao UBS do Jockey Club, lá disseram que não tinham bisturi, em seguida, fui à UPA Leblon e me informaram que, por se tratar de uma unidade 24 horas, não realizavam o procedimento. Por fim, cheguei aqui na UBS Dona Neta e estão empurrando a responsabilidade para os outros”, reclama.

Por nota, a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), informou que esse tipo de procedimento é feito na Atenção Básica, não havendo necessidade de o paciente procurar uma unidade de urgência.

“Neste caso, provavelmente, a lâmina especifica necessária para realização do mesmo, estava em falta nas unidades procuradas.  Diante desta situação, a SESAU, por meio da unidade básica da área de cobertura do paciente, entrará em contato com os familiares para melhor orientar e agendar o atendimento.”

Faltou luvas descartáveis

Em outro caso, na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Maria Aparecida Pedrossian, uma paciente reclamou da falta de luvas descartáveis na sala do dentista.

“Fui ao dentista agora pela manhã, com canal aberto, com dor e nada pôde ser feito porque o dentista não tinha luvas. Os médicos estão sem material adequado para os procedimentos e muitos estão comprando do bolso. É um absurdo isso”, reclama.

A Sesau informou que a unidade básica deve fazer o atendimento ‘básico’ e o encaminhamento para a realização do procedimento de canal, deve ser feito em um CEO (Cento de Especialidades Odontológicas), portanto, o atendimento não poderia ser feito na unidade.”

Ainda segundo a secretaria de saúde, em relação à falta de materiais citados, a informação é de que houve um desabastecimento pontual, mas todos os materiais, como luvas e jalecos, por exemplo, já foram repostos e não há falta generalizada na rede.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ccrs

Concessionária MSVia tem 25 vagas abertas para equipes de atuação na BR-163 no Estado

Deputados finalizam semestre com aprovação do Refis do TCE-MS

Cassems

Cassems alerta para golpe de falso médico em Campo Grande

camera celular

Campo Grande tem curso gratuito para quem quer aprender a tirar fotos fantásticas com o celular

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

“Peça fundamental da Direita”, define Catan sobre papel de Tarcísio na ‘briga’ entre Lula e Trump

Últimas Notícias

Cotidiano

Conselho de consumidores de energia denuncia cortes na Aneel e teme desequilíbrio no setor

Para entidade, problemas na Aneel colocam em risco o equilíbrio do setor de energia elétrica e a proteção dos consumidores

Política

Alems finaliza primeiro semestre com aprovação de 92 projetos e rejeição de outros 55

Foi apresentado um balanço das atividades do legislativo no primeiro semestre de 2025, antes do recesso parlamentar

TV & Novela

Globo anuncia nova reprise da novela Fina Estampa

Vai assistir? Crô, Griselda e Tereza Cristina estarão de volta em agosto; saiba os detalhes

Política

Nelsinho e Tereza podem ir aos EUA pedir maior prazo para o tarifaço de Trump

Efeitos da decisão de Donald Trump podem começar a ser sentidos em MS após frigoríficos suspenderem a exportação de carne aos EUA