Procon notifica mais 4 operadoras que não param de ligar para clientes em MS
As ligações excessivas do telemarketing das empresas de telefonia voltaram a incomodar os consumidores, mesmo após terem bloqueado os números no portal do “bloqtel”, serviço gratuito oferecido pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação Defesa do Consumidor). Nesta semana, o órgão voltou a notificar pelo menos três operadoras de telefonia. O Procon-MS constatou que algumas …
Arquivo –
As ligações excessivas do telemarketing das empresas de telefonia voltaram a incomodar os consumidores, mesmo após terem bloqueado os números no portal do “bloqtel”, serviço gratuito oferecido pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação Defesa do Consumidor). Nesta semana, o órgão voltou a notificar pelo menos três operadoras de telefonia.
O Procon-MS constatou que algumas geraram procedimentos internos e um dos reclamantes havia recebido cerca de oito ligações no mesmo dia. No dia 20 de maio, o órgão verificou que houve 10 pedidos de bloqueios de ligação da empresa Vivo, e na data anterior houve outros cinco pedidos no bloqtel.
A Claro também entra na lista das mais requerentes pelo fim das ligações. De acordo com o órgão, a reclamação contra a empresa é constante e foram realizados um pedido de bloqueio no último dia 23 e quatro no dia 28 por consumidores. A TIM é quem tem o menor número de reclamações, mas da mesma maneira, teve pedidos de bloqueios por parte dos reclamantes após realizar duas ligações no mesmo dia, em 23 de maio. A OI também foi notificada por ter realizado quatro ligações no dia 21 de maio e uma no dia 28, para um mesmo consumidor.
“À medida que o cidadão toma conhecimento da possibilidade de denunciar, passa a procurar seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor reconhece a vulnerabilidade do consumidor de boa fé e estabelece que este não é obrigado a tolerar abordagens realizadas por empesas de telemarketing ou outros estabelecimentos por meio de contatos telefônicos”, diz Marcelo Salomão, superintende do Procon.
O órgão público informa que as denúncias e os pedidos de bloqueios podem ser evitados pelos clientes ao se cadastrarem no site do Procon por meio do link “bloqueio de telemarketing”, devendo fornecer nome, número de RG, CPF e endereço completo e o número dos telefones fixos ou móvel registrados em seu nome e o e-mail.
A reportagem entrou em contato com as empresas envolvidas para pedir o posicionamento envolvidas. A Claro informa que não recebeu nenhuma notificação até o presente momento, enquanto a TIM informa não foi notificada, mas que “assim que receber a notificação tomará as medidas cabíveis”. A Vivo e a Oi não responderam até o fechamento desta matéria e aguardamos posicionamento.
Notícias mais lidas agora
- Governo revoga mudanças no Pix após repercussão negativa
- 40 ovos por dia: nutricionista avalia dieta de Gracyanne Barbosa e aponta perigos
- Homem que matou empresária em SP é preso na linha internacional em Ponta Porã
- ‘Operação Snow’: Morador de condomínio de luxo resiste, mas é preso com armas e drogas em Campo Grande
Últimas Notícias
Maíra Cardi expõe abusos sofrido na infância: ‘Vizinho, professor’
Em uma entrevista, Maíra Cardi abriu o coração e detalhou dois casos de abuso que sofreu na infância, aos quatro e sete anos
Idosa com Alzheimer espera por cirurgia de marcapasso há 10 dias na Santa Casa
Hospital alega dificuldades financeiras, mas que comprou material nesta semana
Jovem sofre atentado a tiros após ser ameaçado por facção criminosa em Sidrolândia
Rapaz foi ferido por três tiros, sendo dois nas costas e um no braço
Foragido, despachante pivô de fraudes no Detran-MS ‘aparece’ e alega denúncia genérica do MPMS
Defesa de David Chita tenta anular decisão que tornou despachante e três servidores réus em ação penal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.