Com o objetivo de atender moradores de rua de – a 417 km de Campo Grande, o evento “Dignidade na rua” será realizado nesta quinta-feira (27), a partir das 8h30, na Academia da Saúde da Praça Arthur Marinho. Entre as atividades fornecidas, haverá atendimento médico e de odontologista.

A iniciativa é uma parceria entre o MPF (Ministério Público Federal), da Secretaria Municipal Especial de Cidadania e Direitos Humanos e da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa Consultório na Rua. O evento é realizado até às 14h.

Além de médicos e de dentistas, também haverá a oferta de serviço de enfermagem, imunização, testes laboratoriais, orientações em saúde pela equipe do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), equipe do Programa de Tuberculose e Hanseníase, equipe especializada em IST/AIDS, orientações sobre benefícios e cadastro único, assessoria jurídica e previdenciária, emissão de documentos (RG e CPF), cortes de cabelo e apresentações culturais.

O evento terá a participação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, a Defensoria Pública da União, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a Receita Federal, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) e a Oficina de Dança da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá.

Consultório na Rua

O programa Consultório na Rua é um projeto do Ministério da Saúde, que foi instituído em 2011 pela Política Nacional de Atenção Básica, e que busca ampliar o acesso das pessoas em situação de rua aos serviços de saúde.

Em Corumbá a equipe possui cerca de 160 pessoas cadastradas em situação ou trajetória de rua, mas, de acordo com o programa, devido a região onde está localizada a cidade, que faz fronteira com a Bolívia, esse número pode variar em determinadas épocas. A média de atendimento mensal é de 100 a 120 pessoas. (Com assessoria)