Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escorpião na Maternidade Cândido Mariano acende alerta para cuidados

Um escorpião foi encontrado próximo a recepção na Maternidade Cândido Mariano na madrugada desta terça-feira (18). A exterminação do aracnídeo foi feita pela própria equipe do hospital. Segundo informações da assessoria de imprensa, não houve nenhum contato direto com os pacientes e pessoas que estavam aguardando no local. A informação chegou até o Jornal Midiamax […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação/Ilustração)
(Foto: Divulgação/Ilustração)

Um foi encontrado próximo a recepção na Maternidade Cândido Mariano na madrugada desta terça-feira (18). A exterminação do aracnídeo foi feita pela própria equipe do . Segundo informações da assessoria de imprensa, não houve nenhum contato direto com os pacientes e pessoas que estavam aguardando no local.

A informação chegou até o Jornal Midiamax que apurou o ocorrido. Segundo a fonte, que não quis ser identificada e que estava no hospital quando o fato aconteceu, o bicho foi visto na recepção em cima do balcão sobre as fichas dos pacientes. Uma enfermeira, que avistou o escorpião, o jogou no chão e exterminou com álcool.

Em contato com a assessoria de imprensa do hospital, foi confirmado o ocorrido. Ainda de acordo com eles, a Maternidade também intensificou as ações de higienização realizadas pela equipe, como revisão de todos os ralos e janelas, além da aplicação de produtos próprios para a situação.

“A Maternidade Cândido Mariano informa que a empresa contratada para dedetização realiza inspeções de 15 em 15 dias no hospital e não encontrou nenhum escorpião na última verificação, realizada no dia 12 de setembro. Porém, setembro é o mês que costumam aumentar os relatos de aparições do aracnídeo, por conta do tempo quente, em toda a cidade. Vale lembrar que o centro de possui muitos prédios antigos, próximos a Maternidade, que servem como criatórios e abrigos desses animais. Também informamos que sempre são inspecionadas as caixas de esgoto, além de outras possíveis áreas de abrigo para os aracnídeos dentro do hospital”, declarou a assessoria.

Nesta terça-feira (17), foi realizada uma dedetização em locais estratégicos. A assessoria também disse que não há acúmulo de entulhos no hospital e que ações de controle de pragas do prédio e das enfermarias ocorrem não só quinzenalmente, mas também quando há necessidade.

Cuidados específicos

Conforme a (Secretaria Municipal de Saúde) só em 2019 foi registrada 499 denúncias e ocorrências envolvendo escorpiões na Capital. Os dados são de janeiro a julho e o mês de abril foi o que mais se destacou, registrando 134 casos. Em 2018, durante os sete meses, foram 377 registros, ou seja, 122 acontecimentos a mais neste ano.

Por isso, se deparar com um aracnídeo fique atento às recomendações da Sesau e como evitar acidentes:

Em caso de acidente, a recomendação é ir até uma unidade de saúde de urgência e emergência (UPA ou CRS), onde tomará medicação e ficará em observação, para controlar imediatamente uma possível reação alérgica ao veneno do animal. Crianças e idosos são quem mais precisam de atenção quando picados por escorpiões.

Se possível, a pessoa deve colocar o escorpião em um recipiente com álcool, evitando o contato e um novo acidente, e levá-lo ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Assim, a unidade identificará a espécie do animal e definirá quais medidas devem ser tomadas para a extinção do artrópode na residência.

Os escorpiões costumam se esconder em locais escuros e úmidos. Por isso, a indicação é manter sempre o quintal limpo, evitando assim outros problemas como dengue, leishmaniose, baratas e outros animais que geram problemas tanto para nós, seres humanos, quanto para os animais domésticos.

Folhas acumuladas, restos de materiais de construções que estão guardados sem utilidade, garrafas e outros inservíveis – itens que permanecem reservados, mas que não têm mais uso – são abrigos perfeitos para esses animais. Latas de lixos e caixas de gordura mal fechadas também, já que nesses locais existem restos de comidas que atraem insetos que são alimentos aos escorpiões.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

Últimas Notícias

Loterias

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Sorteio será realizado às 19 horas e apostas podem ser feitas até as 18 horas (horários de MS), de forma presencial ou on-line

Emprego e Concurso

Inscrições para concurso do Crefito-MS com salários de até R$ 5,6 mil seguem até sexta-feira

Oferta é de duas vagas para contratação imediata e formação de cadastro de reserva, para cargos de nível médio e superior

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado

Polícia

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Além das ameaças, a mulher teve roupas e calçados queimados pelo homem