Cotidiano

Enem 2019 tem 95 mil concorrentes inscritos em Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, 95.213 moradores se inscreveram no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para fazer a prova, que acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro. Em MS, 48.920 participantes ainda precisam efetuar o pagamento da inscrição, no valor de R$ 85, até a próxima quinta-feira (23). Conforme o Inep (Instituto Nacional […]

Mariane Chianezi Publicado em 20/05/2019, às 16h04 - Atualizado às 18h19

 (Foto: Arquivo Midiamax)
(Foto: Arquivo Midiamax) - (Foto: Arquivo Midiamax)

Em Mato Grosso do Sul, 95.213 moradores se inscreveram no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para fazer a prova, que acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro. Em MS, 48.920 participantes ainda precisam efetuar o pagamento da inscrição, no valor de R$ 85, até a próxima quinta-feira (23).

Conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o pagamento deverá ser realizado por meio de GRU Cobrança e poderá ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos horários e critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo já tem sua participação garantida no exame. No Brasil, foram 6.384.957 de inscritos para a edição de 2019 e o número final de participantes confirmados será divulgado no próximo dia 28.

O Enem é realizado anualmente pelo Inep, autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação). Em 21 edições, o exame recebeu quase 100 milhões de inscrições.

O exame avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e instituições portuguesas. O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

Jornal Midiamax