Pular para o conteúdo
Cotidiano

Embrapa cria tecnologia que mede grau de sustentabilidade das fazendas do Pantanal

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está implementando uma ferramenta chamada FPS (Fazenda Pantaneira Sustentável) para medir o nível de sustentabilidade da atividade agropecuária na região do Pantanal. Por meio de um software de lógica difusa (fuzzy), será possível avaliar se as propriedades rurais são sustentáveis a partir de indicadores definidos em três d...
Arquivo -
(Foto: Divulgação Mapa)
(Foto: Divulgação Mapa)

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa ) está implementando uma ferramenta chamada FPS (Fazenda Pantaneira Sustentável) para medir o nível de sustentabilidade da atividade agropecuária na região do . Por meio de um software de lógica difusa (fuzzy), será possível avaliar se as propriedades rurais são sustentáveis a partir de indicadores definidos em três dimensões: ambiental, econômica e social.

De acordo com informações do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a tecnologia visa ampliar o potencial produtivo da região pantaneira, reconhecida como berço da pecuária. A expectativa é de que as informações levantadas pela ferramenta possam incentivar a produção sustentável que gera lucratividade com preservação dos recursos naturais da região.

A FPS fará um diagnóstico da propriedade nos aspectos que compõem a dimensão ambiental, econômica e social e a partir desse diagnóstico será possível ver onde estão os pontos ruins da propriedade e, a partir disso, ter como avaliar e definir quais as boas práticas que serão trabalhadas na propriedade.

A adesão ao projeto é voluntária. O principal critério para o produtor interessado em participar é a busca de sustentabilidade para produzir com menor impacto econômico e socioambiental. Em Mato Grosso, foram selecionadas inicialmente 15 fazendas para treinamento da aplicação do software. No , são 12 propriedades selecionadas.

Como a ferramenta é moldável a qualquer bioma, a ideia é que o projeto futuramente possa se estender para mais produtores em outras regiões, inclusive fora do . A estimativa é que mais de 3 mil propriedades tenham a oportunidade de diagnóstico priorizado, o que corresponde à área do Paraguai.

No estado do Mato Grosso do Sul já foi editado um decreto de pagamentos por serviços ambientais. A equipe da Embrapa está desenvolvendo um sistema de valoração por esses pagamentos, por exemplo a pastagem nativa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Condutor de moto de mil cilindradas bateu primeiro no Duster e depois atingiu outros dois veículos

Donald Trump adia cobrança de tarifa de 50% contra União Europeia até 9 de Julho

Motorista com suspeita de embriaguez causa acidente com quatro veículos em Corumbá

GCM impede tentativa de suicídio de adolescente em Pontilhão da Ernesto Geisel

Notícias mais lidas agora

MP acusa Imasul de ‘fechar os olhos’ para instalação de indústria sem licença em MS

nasa park

Nasa Park: Justiça nega recurso e mantém indenização à família que perdeu tudo

Passada seca histórica, Pantanal revive com água e caminha para cheia

Com a volta de Neymar, Santos vence Vitória fora de casa pelo Brasileirão

Últimas Notícias

Famosos

Virgínia publica vídeos de Paris e descarta rumores de crise no casamento

O marido, Zé Felipe, não comentou comentou sobre a viagem da mulher à França

Polícia

Homem é agredido com garrafadas na cabeça pela ex por causa de suco da filha do casal  

Mulher exige suco de uva de determinada marca de ‘garrafa’ e não de ‘caixinha’

Famosos

Patrícia Abravanel solta palavrão no ar durante o Show de Calouros

Filha de Sílvio Santos mandou integrante da equipe para ‘aquele lugar’

Brasil

Carlo Ancelloti desembarca no Rio de Janeiro para comandar a Seleção Brasileira

Amanhã (26), técnico já convoca jogadores para duas partidas das eliminatórias da Copa do Mundo