Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em caos, UPA limita atendimento e postos de saúde são fechados em Dourados

A saúde de Dourados chega ao caos e novas medidas adotadas pela prefeitura voltam atingir a população de forma negativa. Nesta quarta-feira (16), a secretária de saúde anunciou que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) limitará o atendimento para somente urgência e emergência. De acordo com a secretária de saúde Berenice de Oliveira Machado Souza, […]
Arquivo -
Divulgação
Divulgação

A saúde de chega ao caos e novas medidas adotadas pela prefeitura voltam atingir a população de forma negativa. Nesta quarta-feira (16), a secretária de saúde anunciou que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) limitará o atendimento para somente urgência e emergência.

De acordo com a secretária de saúde Berenice de Oliveira Machado Souza, a medida é uma forma de desafogar a UPA com casos de menor gravidade. “Recomendamos que as pessoas procurem mais os postos de saúde, seja de dia ou à noite, e somente recorram a UPA quando for caso grave, que requer atendimento de urgência”, pede a secretária.

Berenice diz ainda que a situação de dificuldade encontrada hoje na UPA é temporária e deverá ser normalizada em poucos dias, com a disponibilização de mais profissionais (médicos, e técnicos), medicamentos, insumos e novos equipamentos.

A secretária informa que está sendo ajustada a escala de médicos e a partir de sábado, dia 19, novos médicos passarão a atender na UPA. São profissionais aprovados em processo seletivo da Fundação de Saúde.

“Estamos no aguardo do repasse de recursos pelo Estado para a aquisição de medicamentos e insumos”, reforçou Berenice, informando ainda que está sendo estudada a possibilidade de se abrir novas unidades de saúde para ampliar o atendimento à população e desafogar a UPA.

Medida também foi adotada no HV

Recentemente, o também passou atender somente urgência e trauma eliminando a área verde. A mudança, segundo a secretária de Saúde Berenice de Oliveira Machado, na época, seria para a reorganização do fluxo naquela unidade, que passava por obras de reforma e ampliação no mês de agosto.

Fechamento de postos de saúde

No final de setembro Berenice também havia anunciado o fechamento de alguns postos de saúde, que segundo ela, “seria para melhor atendimento à população”. Com isso, o atendimento das unidades de saúde da Chácara Caiuás e do Piratininga passaram a acontecer integrados na unidade da Vila Índio. A Unidade Básica de Saúde da Vila Matos teve o atendimento incorporado na Unidade Básica de Saúde da . O quadro de funcionários também foi deslocado para as outras unidades.

Atendimento até às 22h

Em contrapartida aos fechamentos das unidades e atendimentos limitados na UPA e HV, alguns postos de saúde passaram atender até às 22h. São os casos da Seleta (Grande Flórida), Jardim Maracanã, Vila Cachoeirinha, Parque das Nações II e distrito de Vila Vargas.

Vaquinha para o HV

Outra medida adotada pela prefeitura no final de setembro foi a campanha “Adote o Hospital da Vida”. O projeto pedia doações da população para a unidade em dinheiro, de bens móveis ou de serviços, possa contribuir de forma efetiva na manutenção e melhoria dos serviços de saúde. O objetivo era de garantir a regularidade do atendimento à população e a adequada gestão hospitalar e funcional.

Atrasos de repasse estadual

Nesta semana a prefeitura revelou que vem sofrendo com constantes atrasos nos repasses do governo do estado e que dessa forma não consegue atender a população da região. O secretário estadual, Geraldo Resende, confirmou os atrasos, mas disse que a situação deve ser resolvida ainda nesta semana e que isso não justifica a crise no município.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
internos

Emprega Brasil: Ação abre cadastro de empregos para egressos e familiares de internos em Campo Grande

‘Tem que pagar pelos crimes’, diz Vander sobre prisão de Zambelli

Mulher procura delegacia após ter vídeo íntimo espalhado em grupo ‘famosinha MS’

Operação prende trio envolvido em tráfico de drogas e posse ilegal de armas em Dourados

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Processo contra Carla Zambelli no Brasil é nulo, defende Pollon sobre prisão de deputada na Itália

Últimas Notícias

Esportes

Samir Xaud, presidente da CBF, é alvo de operação da PF que investiga crimes eleitorais

CBF afirma que dirigente está "tranquilo e à disposição das autoridades"

Política

Carla Zambelli deve cumprir pena no Brasil, defende Resende sobre prisão de deputada na Itália

A justiça italiana agiu em conformidade às leis e aos tratados internacionais, avaliou Geraldo Resende

Brasil

O que acontece após a prisão de Carla Zambelli? Veja os próximos passos

Zambelli foi condenada pelo STF por pedir a um hacker a invasão dos sistemas do CNJ

MidiaMAIS

TikTok: Confira os 10 hits que fizeram sucesso na rede social em 2025

Lady Gaga, Sabrina Carpenter e J. Eskine estão entre os artistas que viralizaram no TikTok nos primeiros meses de 2025; confira a lista