A anunciou nesta terça-feira (6) que passará a informar o destino final de passageiros aos motoristas parceiros em , além de sinalizar se o usuário que fez a solicitação tem poucas viagens no aplicativo. Segundo comunicado da empresa, os recursos já vinham sendo testados no aplicativo nos últimos meses e receberam aprimoramento a partir do feedback dos motoristas.

A nova funcionalidade é apresentada como resultado de investimentos com o fim de melhorar a experiência e atender às necessidades locais. Além de Campo Grande, cidades de outras regiões também estão recebendo o recurso. A empresa destaca que as informações da região de destino da viagem e a indicação de usuários novatos aparecerão no momento em que o motorista aceita a viagem. Antigamente, o destino só era informado após o embarque do passageiro.

A Uber não deixa claro no comunicado, mas é possível que demanda atenda a exigências dos motoristas por mais segurança. É comum que motoristas de aplicativos de diversas empresas recusem de corridas que tenham como destino regiões com criminalidade mais alta: de acordo com relatos de usuários, tem sido cada vez mais comum que os motoristas perguntem, no chat do aplicativo, qual o destino da corrida. Dependendo da resposta, há motoristas que cancelam as corridas.

“Ter mais informações sobre a viagem antes de seu início é uma demanda recorrente dos motoristas e nosso objetivo é atender essa solicitação da melhor forma possível e sem impactar a experiência dos usuários. Algumas cidades já receberam esse recurso e nossas experiências vem mostrando resultados positivos nesse sentido”, explica Fabio Plein, diretor de Operações da Uber no Brasil.

No mês passado, a empresa lançou a U-Check, uma ferramenta desenvolvida no Brasil para validar informações de usuários que optam por não adicionar um cartão de crédito no momento do registro, com a base de dados do Serasa Experian. A funcionalidade também pode estar relacionada a relatos de que motoristas estariam mais sujeitos a assaltos por usuários que pagam as corridas em dinheiro.