Pular para o conteúdo
Cotidiano

Procon-MS revela que reclamações contra ônibus cresceram 70%

Após três horas desde o seu início, a audiência pública que debate o transporte público em Campo Grande, segue acontecendo. Durante ocasião, o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) revelou que o número de reclamações contra o Consórcio Guaicurus cresceu 70% neste ano. O superintendente Marcelo Salomão, contou que as principais reclamações formalizad...
Arquivo -
(Marcos Ermínio
(Marcos Ermínio

Após três horas desde o seu início, a audiência pública que debate o transporte público em , segue acontecendo. Durante ocasião, o (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) revelou que o número de reclamações contra o Consórcio Guaicurus cresceu 70% neste ano.

O superintendente Marcelo Salomão, contou que as principais reclamações formalizadas no Procon, é sobre o horário das linhas. Conforme ele, os passageiros costumavam relatar atrasos somente nos horários de pico, mas de uns anos para cá, a reclamação sobre os atrasos agora compreende todos os horários.

“No horário de pico, tinha uma variação de 20 minutos [de atraso], mas essa variação passou a ser em todos e qualquer horário”, relatou.

A fiscalização do Procon encontrou ônibus atrasados, carros sujos e até pneus carecas rodando pela cidade. Em todos os flagrantes, a empresa foi notificada e multada, no entanto, Salomão não soube dizer, especificamente, quantas multas foram aplicadas no total e nem o valor de cada uma.

Durante a fala, o superintende disse que o transporte público atual ainda é o mesmo de 20 anos atrás e quem detém os seus direitos não busca se modernizar. “As grandes cidades têm feito de tudo para melhorar o transporte e incentivar os moradores a usarem ônibus e deixar o carro em casa. Em Campo Grande, não tem isso, porque o transporte é o mesmo de 20 anos atrás”, pontuou.

A solução, segundo Salomão, seria ter um debate coletivo, onde todos possam, ao mesmo tempo, parar e ver o que precisar ser feito para melhorar o transporte.

A audiência que acontece nesta manhã, atraiu moradores que chegaram a cobrar ‘cara a cara’ o presidente do Consórcio Guaicurus e ex-funcionários da empresa que denunciam abusos.

Audiência Pública

O transporte público de Campo Grande é alvo de debate em audiência pública nesta segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores. Reclamações de passageiros sobre atrasos, superlotação das linhas, valores da tarifa, condições dos terminais e dos ônibus estarão entre os temas discutidos. A discussão foi proposta para cobrar informações e respostas sobre problemas constatados, a exemplo dos ônibus que ficam parados próximos aos terminais, sem circular em determinados horários.

Foram chamados a participar da discussão o prefeito Marquinhos Trad (PSD), representantes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos), Consórcio Guaicurus, Conselho de Usuários do Transporte Coletivo, Associação dos Usuários do Sistema Integrado de Transporte Urbano e Estadual Rodoviário e Ministério Público Estadual.

(Colaborou Richelieu Pereira)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

navirai camara

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

Últimas Notícias

Cotidiano

“Fogo desde cedo”: incêndio continua em mata ao lado de residencial na Capital

Chamas foram contidas, mas vento fez com que o fogo voltasse no local

Polícia

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

A vítima estava na companhia do irmão

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital

Esportes

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Final do Brasileiro será disputada em partidas de ida e volta nos dias 7 e 14 de setembro