A estação mais fria do ano ainda não chegou, mas nas ruas da Capital o clima segue instável, registrando baixas e altas temperaturas no mesmo dia.

Na manhã desta segunda-feira (3), os termômetros registraram mínimas de 15°C. Já à tarde, o sol voltou a aparecer e a temperatura subiu de tal maneira, que a manhã fria foi rapidamente esquecida. A aposentada Lourdes Felizarte, de 66 anos, colocou um casaco antes de sair de casa e chegou ao centro às 10h.

“Eu só não tirei o casaco para não ficar carregando ele para cima e para baixo. Estava frio pela manhã e eu acho esse clima nosso engraçado, muda do nada. Por isso é bom sempre andar com um agasalho”, conta.

Tira ou põe o casaco? Variação de temperatura no dia deixa campo-grandenses confusos
Foto: Leonardo de França

Também preparada para o frio, a agricultora Juciney Mourão, de 48 anos, não aguentou o calor e guardou o agasalho em uma mochila. “Eu gosto e prefiro o frio, se o homem parasse com o desmatamento não estaríamos passando por tanta mudança no clima. Ainda bem que está chegando o inverno”, diz.

E as vitrines, manequins com ou sem casaco?

“Não faz diferença”, é o que afirma a vendedora Miriam Araújo, de 26 anos. Mesmo a 18 dias do inverno, o cliente só aparece na loja para comprar agasalho durante o frio.

“Deixam para a última hora. No frio a loja fica cheia e muito raramente aparece alguém que se prepara para o inverno. Na vitrine, seguimos o clima. Agora temos casacos, o que não importa para o cliente que quer comprar uma roupa para o calor”, afirma.

Tira ou põe o casaco? Variação de temperatura no dia deixa campo-grandenses confusos
Foto: Leonardo de França

O mais novo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), indica que as temperaturas cairão novamente e mínimas podem voltar a marcar 9°C nesta semana. Na semana passada as máximas chegaram a 35°C em MS e, para esta terça-feira (4), a máxima não passará de 28°C.