O projeto ‘Conecta Campo Grande‘ foi lançado nesta terça-feira (13) e apresentou falhas em pelo menos duas unidades de saúde, onde iniciativa buscou contemplar. Para o secretário da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Paulo Fernando Garcia Cardoso, internet gratuita oferecida na cidade é “igual a de casa”.
Conforme Cardoso, a queda na internet na UPA Coronel Antonino e CRS Tiradentes aconteceu porque as tomadas que possibilitam o funcionamento da rede foram retiradas durante a limpeza e também por queda de energia.
“Semana que vem vamos capacitar alguns servidores para auxiliar no fornecimento do serviço e orientar os cidadãos. É igual internet de casa, pode dar problema. Importante é a prefeitura estar habilitada para corrigir [o problema]”, disse o secretário.
Além dessas unidades constatadas pela reportagem, a Agetec revelou que a internet na Clínica da Família no Caiobá, que a fonte queimou, além da rede na Praça Ary Coelho, que não funcionou devido a um problema na rede elétrica. A Energisa foi acionada para resolver a situação.
“São equipamentos de excelente qualidade, link suficiente, mínimo de 30 MB por ponto, mas pode ir até 100 ou 200, se precisar”, disse o secretário.
Wi-Fi em 16 pontos da cidade
O ‘Conecta Campo Grande’ distribuirá pontos de Wi-Fi gratuitos para a população em alguns locais da cidade. Em alguns pontos da cidade, como as UPAs da Moreninha e do Leblon, a Orla Ferroviária, Cidade do Natal e Praça Ary Coelho já é possível se conectar as redes para navegar na internet. Com o lançamento, a expansão das redes abrangerá as seguintes unidades de saúde:
- UPAs da Universitária, do Vila Almeida, da Santa Mônica e do Coronel Antonino
- CRSs do Aero Rancho, do Nova Bahia, da Coophavilla 2 e Tiradentes
- Clínicas da Família do Iracy Coelho, Caiobá e Nova Lima
A Prefeitura também pretende instalar novas redes de internet nos parques, terminais de ônibus e na rua 14 de Julho, após o término das obras. Com 30 megas de internet dedicado, a população poderá utilizar por aproximadamente duas horas ininterruptas e após este período, o usuário precisará refazer o login para continuar tendo acesso ao Wi-Fi. Para instruir melhor o usuário, haverá placas informativas nos locais de acesso indicando o passo-a-passo de como se cadastrar na rede e posteriormente fazer o uso dela.