O ou Dia do Trabalhador é um feriado comemorado em diversos países do mundo. Em 1° de maio de 1886, milhares de trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos, saíam às ruas para reivindicar melhorias nas condições de trabalho. No Brasil, o 1° de maio é Feriado Nacional fixado pelo decreto nº 4.859, de 26 de setembro de 1924. Confira a lista do que abre e fecha em Campo Grande nesta quarta-feira (1º):

Comércio do Centro

Segundo informações da a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), as lojas do Centro não abrirão na quarta-feira e retornam com as atividades durante a quinta-feira (2).

Agências bancárias e lotéricas

Para quem precisa de algum serviço bancário ou pagamento de contas, as agências e lotéricas funcionam em horário normal até terça-feira (30), voltando a atender a população na quinta (2).

Supermercados

Conforme divulgado pela Associação Sul-mato-grossense de Supermercados (Amas), as empresas do segmento estão autorizadas a abrir as portas normalmente no dia 1º de maio. Já no interior, cada município seguirá o acordo feito com os representantes da categoria.

Shoppings

Campo Grande – Nesta quarta-feira (1º), lojas e quiosques permanecerão fechados, conforme acordo coletivo. No entanto, as áreas de alimentação e lazer funcionam das 11h às 20h.

Shopping Norte Sul Plaza – as lojas ficarão fechadas e área de alimentação e lazer funcionará das 11h às 21h.

Shopping Bosque dos Ipês – As lojas âncoras e satélites permanecem fechadas, enquanto que a Praça de Alimentação e quiosques funcionam das 10h às 22h.

Pátio Central – O shopping abrirá normalmente até a terça-feira (30) e não terá expediente no feriado.

Serviços Públicos

O Governo do Estado e Prefeitura anunciaram o dia 1º, Dia Mundial do Trabalho, como Feriado Nacional em todas as repartições públicas nesta quarta-feira (1º), ou seja, o expediente e atendimento a população será até esta terça (30) e retorna na quinta-feira, dia 2.

As Delegacias de Pronto Atendimento 24h, Centro e Piratininga, terão atendimento normal durante a quarta-feira (1º). Como, também, a Casa da Mulher Brasileira.

Haverá plantão do Poder Judiciário, cumprindo casos urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, realização de corpo de delito e busca e apreensão de exigência imediata.

As UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e os CRSs (Centro Regional de Saúde) 24 horas atendem normalmente. Para quem precisar de atendimento de saúde, a Capital possui CRS nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes e Nova Bahia. Já UPAs são encontradas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Santa Mônica, Universitário e .

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) informa que não haverá expediente na quarta-feira (1º), devido ao feriado do Dia do Trabalhador. O atendimento volta ao normal na quinta-feira (2), com exceção da agência de Novo Horizonte que terá as atividades paralisadas no dia 1, 2 e 3 de maio, conforme decreto “49” de 26 de abril de 2019, onde foi transferido o feriado Municipal em comemoração ao aniversário da Cidade do dia 30 para o dia 02 e nas no dia 03 de maio de 2019.