O dia D da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o será realizado neste sábado (19) em . A concentração começa às 8 horas na USF (Unidade de Saúde da Família) Dom Antônio Barbosa. O objetivo é imunizar o maior número de crianças de seis meses a menores de cinco anos.

No Dia D, as salas de vacinação de todas as unidades básicas de saúde estarão funcionando das 7h às 17h, sem intervalo. As únicas que não atenderão durante o dia D são as unidades dos bairros Maria Aparecida Pedrossian e Alves Pereira, que estão em reforma.

A vacinação contra a doença já acontece há mais de dois meses nas crianças com idades entre seis meses a menores de um ano que devem tomar a dose zero. A vacinação é uma forma de proteção do surto que acontece em vários estados do País.

Os pais ou responsáveis pelas crianças com menos de cinco anos e que não sabem confirmar se possuem ou não a segunda dose da vacina, devem ir até uma unidade de saúde básica ou da família da cidade com o cartão de vacinação nas mãos para confirmar a necessidade de uma revacinação.

Segunda etapa

A segunda etapa da campanha será voltada para jovens entre 20 e 29 anos. A vacinação será feita entre os dias 18 e 30 de novembro. As crianças entre seis meses e menores de um ano continuarão sendo imunizadas, conforme orientação do e respeitando os locais referenciados para cada faixa de idade.

Além da vacinação contra o sarampo, as crianças que estiverem com doses pendentes e que os pais levaram o cartão de vacinação, terão a vacinação regularizada.

Cobertura

A cobertura vacinal do município de Campo Grande em relação a tríplice viral (que previne os vírus da caxumba, sarampo e rubéola) é de 102%, ou seja, superior a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde, o equivalente a 7.044 pessoas. Isso significa que além de atender toda a população prevista no município, ainda houve vacinação de residentes em outras localidades.