Além de assustar os moradores no centro de Costa Rica, a 384 km de Campo Grande, nesta segunda-feira (5), a tempestade com granizo e ventania também causou estragos em plantações. Imagens mostram que as pedras de gelo chegaram a ter o tamanho de uma bola de tênis, causando prejuízos na área rural.

O produtor rural Tcharles Jesus Nunes Prazo, de 29 anos, contou ao jornal MS Todo Dia que a chuva de granizo causou prejuízos em sua plantação de pimenta e mandioca. Com em apenas 40 minutos, a chuva de gelo deixou uma área de cerca de um hectare destruído. “O prejuízo até agora é de mais ou menos R$ 3 mil”, disse Tcharles.

O produtor conta que vive na região desde 2006 e que nunca tinha visto uma chuva de granizo como a desta segunda-feira (6). “Nem minha mãe que mora aqui faz tempo viu. A maior pedra que vi foi quase do tamanho de uma bola de tênis”, disse.

Conforme informações do meteorologista Natálio Abrahao Filho, da Estação Meteorológica Uniderp, uma forte área de instabilidade localizada entre o nordeste de MS está ganhando força com muita nebulosidade, relâmpagos e trovoadas. Nesta segunda-feira (5), a ventania chegou a 54 km por hora, com pancadas de chuva fortes e granizo. A área de instabilidade permanece na região nesta terça-feira (6), mas deve perder força aos poucos.