Pular para o conteúdo
Cotidiano

Contra Cota Zero, empresários e pescadores se mobilizam para pressionar Governo

Cerca de mil pessoas, entre empresários e pescadores de várias cidades de Mato Grosso do Sul, deverão vir a Campo Grande no próximo dia 12 para manifestação em frente a Governadoria do Estado, no Parque dos Poderes. A mobilização acontece para pressionar o Governo a acatar a recomendação do MPF de suspender a Cota Zero, […]
Arquivo -
Foto: (Ilustração)
Foto: (Ilustração)

Cerca de mil pessoas, entre empresários e pescadores de várias cidades de Mato Grosso do Sul, deverão vir a no próximo dia 12 para manifestação em frente a Governadoria do Estado, no Parque dos Poderes. A mobilização acontece para pressionar o Governo a acatar a recomendação do MPF de suspender a Cota Zero, que entrará em vigor em fevereiro de 2020.

Conforme o empresário José Carlos de Oliveira, empresário do ramo pesqueiro de , muitos que deverão ser impactados pelo decreto estão se mobilizando e até realizando ‘vaquinha’ para conseguir comparecer no protesto.

“Pessoas de todas as cidades vão estar aí [em Campo Grande] e vamos acampar em frente à governadoria e só sair com uma decisão favorável”, disse ao Jornal Midiamax. Além de moradores de Corumbá, deverão comparecer na mobilização população de outras cidades.

A foi estudado desde 2015 pelo Governo e foi decreto foi publicado em fevereiro deste ano. O texto mantêm a cota de 5 quilos de pescado para serem levados pelos pescadores não-profissionais e aumentando as medidas mínimas para captura de exemplares.

A reportagem do Midiamax entrou em contato com a assessoria de imprensa da (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar) nesta terça-feira (5), mas secretária não se posicionou a respeito dos questionamentos.

Recomendação de suspensão

O MPF (Ministério Público Federal) recomendou que o Governo do Estado suspenda temporariamente o decreto e crie um novo texto.

Conforme nota divulgada através da assessoria de imprensa, o novo texto deve ser feito por um grupo que confira transparência ao debate sobre o decreto e conte com a participação direta da população e dos grupos diretamente afetados pela Lei.

Além disso, o MPF recomenda que se faça pesquisas e levantamentos de dados técnicos que subsidiem um resultado mais efetivo, tanto ambiental quanto socialmente, primando pela sustentabilidade.

O prazo estabelecido pelo MPF pode ser prorrogado em até 30 dias. O Governo deverá se manifestar sobre acatar a recomendação de forma parcial ou integral, informando sobre as providências tomadas ou explicando os motivos da não adoção das medidas recomendadas. O Governo do Estado teria até está terça-feira (5) para se manifestar, mas já teria solicitado a prorrogação do prazo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motosserra

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Últimas Notícias

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais

Mundo

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava corrente de 9 kg no pescoço e quem fazia o exame era esposa dele

Esportes

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Juventude permanece na zona de rebaixamento com apenas 11 pontos

Esportes

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

O resultado jogou o Santos para a zona de rebaixamento