Em uma solenidade com várias autoridades foram empossados os Conselhos Comunitários de Segurança das Aldeias Indígenas Bororó e Jaguapiru, em Dourados. O evento aconteceu nesta sexta-feira (16) na Vila Olímpica Indígena, que fica localizada na Reserva Indígena de Dourados.
O presidente do conselho da aldeia Bororó, Gaudêncio Benites falou sobre a união de forças em busca de diminuir o índice de violência nas aldeias. “Muitas vidas foram perdidas e muito sangue derramado. Não queremos mais isso. Acredito que o conselho será uma união de forças junto a segurança pública para melhorar a violência nestas comunidades”, disse Benites que terá Valdemar Ramires na vice-presidência, Ernesto Fernandes Orti de 1º secretário, e Cleucevir Mendes de 2º secretário, além do delegado Adilson Stiguivitis Lima vinculado à Polícia Civil o capitão Jouzemar Paulo Santos da Polícia Militar, e o 2º tenente Rafael Henrique Fernandes do Corpo de Bombeiros.
Do lado da aldeia Jaguapiru, o presidente do conselho será Izael Morales lembrou da falta de efetivo e as necessidades que as aldeias precisam. “Criamos esses conselhos juntamente com o estado em uma coisa inédita e espero que traga bons resultados e que vem para somar, para ajudar e esperamos que seja feito dessa maneira”, falou Morales que terá Zoroastro da Silva Almirão como vice-presidente, Nilza Meireles Macedo como 1ª secretária, e Algemiro de Souza como 2º secretário, além da delegada Paula Ribeiro dos Santos representante da Polícia Civil e os mesmos representantes da PM e do Corpo de Bombeiros.
Presente no evento representando o Estado, o secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) Antônio Carlos Videira pediu desculpa pela demora por mais ações e disse que espera ouvir mais as exigências das comunidades. “Há muito tempo as aldeias de Dourados estão inseridas no contexto humano e se eu tenho índices de criminalidades considerados bons em alguns bairros da cidade, aqui não pode ser diferente. Eu preciso saber o que a comunidade precisa daí a ideia do surgimento desses conselhos”, falou.
Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS), são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.