Pular para o conteúdo
Cotidiano

Conselhos Comunitários de Segurança das Aldeias são empossados em Dourados

Em uma solenidade com várias autoridades foram empossados os Conselhos Comunitários de Segurança das Aldeias Indígenas Bororó e Jaguapiru, em Dourados. O evento aconteceu nesta sexta-feira (16) na Vila Olímpica Indígena, que fica localizada na Reserva Indígena de Dourados. O presidente do conselho da aldeia Bororó, Gaudêncio Benites falou sobre a união de forças em […]
Arquivo -
Conselho tomou posse nesta sexta-feira (Renato Giansante. Midiamax)
Conselho tomou posse nesta sexta-feira (Renato Giansante. Midiamax)

Em uma solenidade com várias autoridades foram empossados os Conselhos Comunitários de Segurança das Aldeias Indígenas Bororó e Jaguapiru, em . O evento aconteceu nesta sexta-feira (16) na Vila Olímpica Indígena, que fica localizada na Reserva Indígena de Dourados.

O presidente do conselho da aldeia Bororó, Gaudêncio Benites falou sobre a união de forças em busca de diminuir o índice de violência nas aldeias. “Muitas vidas foram perdidas e muito sangue derramado. Não queremos mais isso. Acredito que o conselho será uma união de forças junto a segurança pública para melhorar a violência nestas comunidades”, disse Benites que terá Valdemar Ramires na vice-presidência, Ernesto Fernandes Orti de 1º secretário, e Cleucevir Mendes de 2º secretário, além do delegado Adilson Stiguivitis Lima vinculado à Polícia Civil o capitão Jouzemar Paulo Santos da Polícia Militar, e o 2º tenente Rafael Henrique Fernandes do Corpo de Bombeiros.

Do lado da aldeia Jaguapiru, o presidente do conselho será Izael Morales lembrou da falta de efetivo e as necessidades que as aldeias precisam. “Criamos esses conselhos juntamente com o estado em uma coisa inédita e espero que traga bons resultados e que vem para somar, para ajudar e esperamos que seja feito dessa maneira”, falou Morales que terá Zoroastro da Silva Almirão como vice-presidente, Nilza Meireles Macedo como 1ª secretária, e Algemiro de Souza como 2º secretário, além da delegada Paula Ribeiro dos Santos representante da Polícia Civil e os mesmos representantes da PM e do Corpo de Bombeiros.

Presente no evento representando o Estado, o secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) Antônio Carlos Videira pediu desculpa pela demora por mais ações e disse que espera ouvir mais as exigências das comunidades. “Há muito tempo as aldeias de Dourados estão inseridas no contexto humano e se eu tenho índices de criminalidades considerados bons em alguns bairros da cidade, aqui não pode ser diferente. Eu preciso saber o que a comunidade precisa daí a ideia do surgimento desses conselhos”, falou.

Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS), são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Oruam vira réu por tentativa de homicídio contra policiais; entenda

Homem é preso por vender combustíveis irregularmente em Nova Andradina

Deputado Lindbergh protocola requerimento para cassar mandato de Carla Zambelli

Onde assistir: Derby Paulista é destaque em confrontos das oitavas da Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 9 recebem parcela de julho nesta quarta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Bonito recebe circuito nacional de corrida no fim de semana

Circuito LIVE! RUN XP já passou por várias cidades do Brasil

Cotidiano

Com aumento de 3.500%, MS lidera crescimento de acidentes com escorpiões no país

Estudo elaborado pode pesquisadores da UFMS leva em consideração dados levantados entre 2007 e 2023

Transparência

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Empresa move ação na Justiça alegando que contrato operou com defasagem

Política

Último dia de missão contra tarifaço, senadores de MS têm reuniões e coletiva de imprensa

A medida que impõe 50% de taxa em cima de produtos brasileiros pode começar a valer a partir de sexta-feira