Pular para o conteúdo
Cotidiano

Conselho Tutelar: Confirmação de eleitos ocorre só após análise de recursos

A lista oficial com os 25 conselheiros tutelares eleitos em Campo Grande será divulgada apenas após a análise de todos os recursos, por parte da comissão eleitoral, conforme anunciado em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (9), no auditório do Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano). A análise dos recursos, […]
Arquivo -
Integrantes do CMDCA e representante da empresa realizadora durante coletiva na manhã desta quarta-feira (9) | Foto: Guilherme Cavalcante | Midiamax
Integrantes do CMDCA e representante da empresa realizadora durante coletiva na manhã desta quarta-feira (9) | Foto: Guilherme Cavalcante | Midiamax

A lista oficial com os 25 conselheiros tutelares eleitos em será divulgada apenas após a análise de todos os recursos, por parte da comissão eleitoral, conforme anunciado em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (9), no auditório do (Agência Municipal de e Planejamento Urbano).

A análise dos recursos, assim como todos os pedidos de esclarecimento e eventuais denúncias encaminhadas pelo MPMS (Ministério Público Estadual) começa a partir de agora, após a apuração dos votos, considerada como prioritária pela comissão. Assim, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) trabalha com a data-limite de 10 de janeiro – dia da posse dos novos conselheiros.

Uma lista com os candidatos mais votados foi divulgada na noite da terça-feira (9), quando a apuração foi encerrada. Dos 77 candidatos, 19 participaram das eleições devido a liminares expedidas pelo Poder Judiciário. Destes, pelo menos 5 conseguiram integrar a lista de 25 mais votados. São elas: Liana Maria Maksoud Machado, Mirian Góes Falcão e Mari Sumilda Vilalba Coene, Adriana Marques, Adriano Vargas e Vânia Aparecida. Apenas cinco entre os mais votados já ocupam cargos de conselheiro.

Validação das eleições

Marcada por tumultos, como longas filas, falta de cédulas e lentidão no processo de apuração, as eleições para conselheiros tutelares em Campo Grande foram postas em xeque e alvos de muitas críticas. Para a vice-presidente do CMDCA, Alessandra Rossi, não há razão para desconfiança.

“Apenas uma urna, de um total de 60, apresentou inconsistência, o que foi resolvido após a recontagem. Todo o procedimento de apuração foi realizado no Fórum eleitoral, acompanhado pelo MPMS (Ministério Público Estadual) e pelo próprio (Tribunal Regional Eleitoral), seguindo todas as orientações do TRE-MS. Não vejo como esse processo pode ter sido inconsistente”, declarou.

Segundo ela, as ocorrências registradas no domingo (6), quando as eleições foram realizadas, referem-se basicamente a demora nas filas, que foram ocasionadas pela falta de cédulas. “O próprio MPMS, que visitou mais de 20 seções, destacou que não foram encontradas irregularidades. Apenas as filas, o que ocorre em qualquer eleição”, destacou Alessandra Hartmann, da Comissão Eleitoral.

De acordo com o CMDCA, a Prefeitura imprimiu 24 mil cédulas e mais 6 mil foram confeccionadas durante o domingo. Em todas as seções eleitorais tivemos devolução de cédulas. “Cerca de 8 mil foram recolhidas. Pode ter faltado cédula momentaneamente, mas não ficou gente sem votar por conta disso”, considerou Hartmann.

O CMDCA também destacou que uma equipe de dez pessoas ficou responsável por atender as ocorrências, inclusive referente à falta de cédulas. Além disso, havia quatro motoristas à disposição para fazer a distribuição. “As cédulas foram sendo repostas ao longo do dia”, acrescentou Hartmann.

Nomes na lista

Sobre os eleitores que não tinham nome na lista, o representante do Instituto Água, Angelo Motti, destacou que as listas são fornecidas pelo TRE-MS. “De foram geral, quem não constava na lista de eleitores passou por uma das duas situações: ou atualizou o título de eleitor fora da data-limite, ou estavam com o título cancelado ou com restrições. Todos esses dados foram fornecidos pelo TRE-MS”, contou Motti.

Ele ainda destacou que três escolas tiveram problemas com nomes, mas devido à mudanças na Seção do eleitores. “São pessoas que achavam que votariam numa escola, mas seria em outra. Isso aconteceu com maior frequência nas escolas Emygdio Campos Widal e Plínio Mendes, e também na Uniderp”, pontuou.

Recursos

A estimativa do CMDCA para as eleições era de que cerca de 10 mil campo-grandenses comparecessem Às urnas. O número foi bem maior: foram 20.349 apurados em 60 seções, dos quais 20.166 foram considerados votos válidos. Os três mais bem votados foram Sérgio Luiz Barbosa  – 1050 votos com   5,21% dos votos; Liana Maria Maksoud Machado – 696 votos, 3,45% dos votos e Ana Cláudia Palmeira – 685 votos, 3,40% dos votos.

Entre os recursos e notificações que serão apreciados a partir de agora, está um pedido do vereador Delegado Wellington (PSDB) para anulação das eleições, um pedido de esclarecimento da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de MS) e 12 denúncias de boca de urna e transporte ilegal de eleitores. “A Comissão vai apurar todas essas denúncias”, concluiu Hartmann.

Confira a lista com os 25 candidatos mais votados:

Sérgio Luiz – 1.050
Liana Maksoud – 696 (SUB JUDICE)
Ana Cláudia Palmeira – 685
Anna Carolina Kalache – 581
Maria Lúcia Maciel – 571
Adriana Marques – 422 (SUB JUDICE)
Vânia Aparecida – 495 (SUB JUDICE)
Letícia Ferreira – 474
Tatiane Lima – 458
Suellen Leme – 455
Mirian Goés Falcão – 414 (SUB JUDICE)
Cristina Froes – 406
Marcelo Marques – 384
Ângela Maria – 361
Éder Rosa – 349
Daniela da Silva – 347
Joana Queiroz – 331
Adriano Vargas – 319 (SUB JUDICE)
Cristiane da Silva – 317
Vera Lúcia – 311
Sandra Aparecida – 307
Gleise de Fátima – 303
Raquel Lázaro – 286
Julianna Nery – 283
Hellen Prado – 268

* Atualizado às 13h12 para correção de informações

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira