Neste domingo (6) acontece as eleições dos novos conselheiros tutelares de . Serão 60 locais de votação na Capital. Ao todo, 77 candidatos disputam 25 distribuídas nos cinco Conselhos Tutelares da cidade. Eles terão mandato de quatro anos, a contar de 10 de janeiro de 2020 até 9 de janeiro de 2024.

Os locais de votação ficarão abertos das 8h às 17h sem fechamento para almoço. O certame é realizado pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), em conjunto com o (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com apoio do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). A votação será feita com cédulas e urnas de lona.

Vale lembrar que o voto é facultativo, mas é importante a ampla participação da população. “Os conselheiros terão atribuições e competências para promover, defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados ou violados. Esses direitos são assegurados pela Constituição Federal, pelo ECA e demais leis infraconstitucionais”, destaca o presidente do CMDCA. Celso José Santos.

Cada sessão terá três mesários que darão todas as orientações necessárias para a votação, principalmente pra quem nunca votou por cédula ou não lembra como faz. No local, haverá visivelmente um informativo com os números dos candidatos. A SAS ressalta que é importante não deixar para votar de última hora. “Caso sua sessão não seja aquela, dá tempo de se locomover para o lugar correto. As pessoas com deficiência visual poderão ser acompanhadas por alguém da confiança”, informa a assessoria.

Confira todos os locais de votação (Clique na imagem para ampliar):