Esta semana será mais curta para trabalhadores e servidores públicos por conta do feriado nacional da Proclamação da República, na sexta-feira (15). Com o feriadão que já emenda com o fim de semana, muitos devem aproveitar para resolver problemas ou fazer compras. Para não perder a viagem, é bom ficar atento ao que abre e fecha no feriado.

O comércio em deve funcionar normalmente. Os órgãos públicos funcionam apenas para serviços essenciais. Confira:

Órgãos públicos

Em Campo Grande, os órgãos da Prefeitura ficam fechados nesta sexta-feira (15) e os servidores ganham folga. Entre órgãos estaduais, os setores administrativos também ficam fechados no feriado. Na Câmara Municipal de Campo Grande não haverá expediente.

Judiciário

Também não haverá expediente no Poder Judiciário de no feriado da Proclamação da República. Entretanto, o plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata.

Saúde

Na área da saúde, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) também ficam fechadas na sexta-feira (15) em Campo Grande. Apenas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) funcionam normalmente e ficam abertas 24 horas.

Campo Grande possui quatro CRS, localizados nos bairros Coophavila II, Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia. Há seis UPAs nos bairros, localizadas no Leblon, Coronel Antonino, Moreninha II, Universitário, e Santa Mônica.

Comércio

O comércio em Campo Grande deve funcionar normalmente no feriado. O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, explica que o feriado de Proclamação da República é uma data que contribui para a economia local.

“É uma data que fará a diferença para o lojista, pois muitas famílias devem aproveitar o feriado e antecipar algumas compras para as festas de final de ano”.

Supermercados

Os supermercados de Campo Grande devem abrir normalmente nesta sexta-feira (15), conforme informações da Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados).

Shoppings

Shopping Bosque dos Ipês: As lojas âncoras e satélites, os quiosques e a praça de alimentação ficam abertos em horário normal, das 10h às 22h. Em atividades de serviço, o funcionamento é facultativo.

Shopping Campo Grande: Funciona normalmente no feriado, das 10h às 22h.

Shopping Pátio Central: Funciona das 9h às 17h. A praça de alimentação funciona normalmente e é facultativa a abertura das lojas.

Ônibus

O transporte público funciona em escala de feriados com redução de frota.

​Delegacias

As delegacias que atendem plantão vão funcionar normalmente.

Depac Centro

Padre João Crippa, 1581 – Centro (3312-5700)

Depac Piratininga

Rua Nove de Julho, 705 – Piratininga (3323-6700)

Delegacia da Mulher (Casa de Mulher Brasileira)

Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imã (3304-7575)